O governador Ivo Cassol inaugurou na tarde desta terça-feira (9), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a exposição “Rondônia em São Paulo”, que visa atrair empresas paulistas para investir no estado, a fim de gerar mais empregos e renda.
O evento, que começou com uma apresentação do governador sobre o potencial do estado, no período da manhã, culminou com o desenlace da fita inaugural da exposição, no mezzanino do prédio da FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Dezenas de empresários interessados nas particularidades econômicas do estado acompanharam atentamente as palestras técnicas no período da manhã, quando conheceram em detalhes os números da evolução econômica de Rondônia nos últimos anos, com destaque para o crescimento da arrecadação, oferta de empregos e carência de empresas, principalmente no setor industrial.
Os empresários se surpreenderam e demostraram grande interesse na conclusão da Transoceânica, rodovia que vai ligar o Brasil ao oceano Pacífico passando por Rondônia, para atingir os mercados asiáticos, hoje o maior mercado consumidor de produtos da agroindústria no mundo, além da expansão do mercado imobiliário do estado, com os maiores índices de crescimento na construção civil do pais.
Uma das participantes, a empresária Sônia Cardim, do ramo de indústria farmacêutica com uma grande fábrica instalada na capital paulista, confirmou que pretende ir a Rondônia para ver de perto a nova realidade rondoniense e instalar uma planta farmacêutica no estado. “Eu não fazia idéia do potencial que Rondônia oferece, e nem dos números da economia do estado, são realmente extraordinários e quero ver isso de perto”, disse ela ao governador após a apresentação de abertura.
CSN confirma aumento de investimentos no estado
Em conversa com o governador Ivo Cassol, os deputados estaduais Neodi Carlos e Tiziu Jidalias, além do presidente da FIERO, Denis Baú, o presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, Benjamin Stainbruch, atual vice-presidente da FIESP, confirmou o aumento em 10 vezes dos investimentos da empresa em Ariquemes, onde atualmente explora uma mina de estanho. Segundo ele, o potencial de consumo no país é de 3.600 toneladas de estanho por ano, e somente em Rondônia são processadas 300 toneladas. “O restante temos que buscar em minas de difícil acesso e até mesmo fora do país para suprir a demanda”, disse.
Para o secretário de Finanças, José Genaro, este é um momento único para a história de Rondônia, e aqueles que acreditarem e vierem investir colherão os frutos em curto prazo, principalmente pela evolução da economia do estado e o futuro promissor que se apresenta. “Os incentivos fiscais que oferecemos são o grande motivador para os senhores instalarem suas empresas no nosso estado, basta analisar os números que comprovam a realidade do estado, que ano a ano quebra recordes de arrecadação”, explicou Genaro em sua palestra no final da manhã.
Encerrando a cerimônia, o governador Ivo Cassol fez um balanço da administração estadual e convidou os empresários a conhecerem de perto a realidade do estado que mais cresce no país e tem a maior evolução de arrecadação, com servidores e fornecedores em dia, obras de infra-estrutura a todo vapor, energia e malha viária para escoar a produção.
Após a solenidade, Cassol e empresários participantes visitaram a exposição, de iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, que mostra painéis explicativos dos investimentos privados e públicos no estado e pretende levar mais empresas a se instalarem no estado. As empresas Odebrecht, BASA e a FIERO montaram grandes stands e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento – SEDES permanecerão na capital paulista até a sexta-feira recepcionando empresários interessados, oferecendo vantagens competitivas e agendando visitas aos municípios.