O governador Ivo Cassol deu posse, no inicio da tarde desta segunda-feira (01/03), ao novo secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o técnico agrícola, Paulo Roberto Ventura Brandão, que atuou como secretário-adjunto entre abril de 2008 a fevereiro de 2010. Ele substituirá Cletho Muniz de Brito, que deixa a pasta antecipadamente para concorrer a um cargo eletivo.
O governador empossou também o secretário-adjunto, engenheiro agrícola Valdir Harmatiuk funcionário da casa há dez anos. A solenidade foi prestigiada também pelo vice-governador João Cahulla, por diversos secretários de Estado, o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos e pelos funcionários do órgão ambiental.
Em seu pronunciamento, o governador enfatizou o trabalho que tem sido realizado na Sedam. “Tem sido exemplar as ações realizadas pela Sedam, como é o caso da redução das queimadas e do desmatamento em Rondônia, e que deve continuar”, destacou Cassol, acrescentando que o novo secretário da Sedam, Paulo Brandão, e o adjunto, Valdir Harmatiuk, “devem continuar com o trabalho de persistência e lealdade que tem sido feito”, disse o governador, que também parabenizou Cletho Muniz de Brito pelos trabalhos que foram desenvolvidos durante a sua gestão.
Para o secretário Paulo Brandão, é uma satisfação assumir a Sedam depois da gestão do Cletho Muniz de Brito e espera dar prosseguimento aos trabalhos que a Sedam já está desenvolvendo. “A partir desta semana iremos dividir os trabalhos na Sedam, pois será descentralizada toda parte operacional da secretaria para as regionais localizadas nos municípios”, explicou o secretário.
Cletho Muniz de Brito agradeceu o governador Ivo Cassol pela oportunidade de trabalho e a confiança a frente da Sedam durante a sua gestão. “Hoje a Sedam é uma secretaria respeitada e traçamos alguns projetos que contribuíram para esse desenvolvimento”, explica Brito.
Paulo Brandão atua no serviço público desde sua chegada em Rondônia, em 1969, implantando vários projetos, em que se destacam o Projeto de Colonização Ouro Preto; Projeto Paulo Assis Ribeiro (Cerejeiras) e Projeto de Colonização de Cacoal. Foi executor de diversas Unidades Operacionais do Incra, dentre outras funções de destaque no Governo do Estado. Foi presidente do Instituto de Terras de Rondônia e superintendente substituto do Incra; consultor do Banco Mundial e assessor parlamentar da Presidência da Assembléia Legislativa.