Na manhã desta terça-feira (12) centenas de pais de futuros alunos da rede municipal de educação estão acampados desde as 16h00 de ontem (11) em frente à Paróquia São José do Operário, localizada na avenida Campos Sales, zona Sul de Porto Velho.
Os pais estão indignados com a falta de informação dos agentes da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) que estão atendendo o público, pois, segundo eles, são arrogantes com o público e o curioso é que os responsáveis pela organização não abrem o portão e não fazem a divisão correta para o atendimento das pessoas. Todos estão misturados, mulheres grávidas, mulheres com bebê de colo, idosos.
“Que vergonha gente, todo ano tem essa loucura e além do mais agora que chegou este monte de gente de fora é que a coisa vai ficar feia mesmo”, disse Maria de Lurdes da Silva Alencar, uma das centenas de mães que estão na fila há mais de 12 horas.
A reportagem do Rondoniaovivo entrevistou uma agente da SEMED que não quis se identificar, que informou que as vagas da escola pólo da Paróquia São José do Operário só estarão disponíveis para alunos novos, ou seja, aqueles que serão transferidos de outras escolas da capital ou de outras cidades ou estados.
Diante da situação muitos pais ficam esperando sentados na calçada sem se alimentar, sem fazer suas necessidades fisiológicas, pois o portão da Paróquia está fechada para o povo e muitos que estão não fila ficam receosos de sair e perder a vez.
“Rapaz eu estou aqui desde ontem ansiosa para resolver minha situação, pois quero um futuro melhor para o meu filho, mas aqui no Brasil e, principalmente em Rondônia, não tem jeito. Tudo no sacrifício. Falta gente capacitada para administrar essa área de educação. Tá um horror, do jeito que tá. É preciso muita oração e paciência”, disse Lilian do Amaral Pessanha.
FOTOS: