Jair “ficha limpa”Ramires e a compra milionária de grama
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Jair e a grama
Jair Ramires foi condenado. O Ministério Público queria que ele fosse exonerado, mas o juiz entendeu que, cabendo recurso, ele ainda pode permanecer no cargo. A meu ver isso representa perigo ao erário, uma vez que, segundo o próprio MP, “Jair Ramires tem amplo currículo político, e que paralelo a este, existem diversas condenações pelo Tribunal de Constas da União, e acusações do tipo direcionamento de procedimentos licitatórios, enriquecimento ilícito, violação de princípios administrativos, sendo algumas dessas objetos de processos judiciais em tramitação”. Caberia ao prefeito, por respeito à sociedade, exonerar Ramires até que se esgotassem os recursos, mas, por algum motivo obscuro, Roberto Sobrinho mantêm o homem que o chamava de “safado” no cargo de secretário.
“Ficha limpa”
Jair Ramires é filiado ao PDT, o mesmo partido que há alguns meses pregava que “para ser pedetista, tem que ter ficha limpa”. Pois bem, se ficha limpa é critério para ser pedetista, então que expulsem Ramires do partido. Ele não precisa de condenação em última instância. Jair vendeu para a prefeitura mais de R$ 3 milhões em grama, plantada na fazenda de seu filho. E só não entregou tudo porque o Rondoniaovivo denunciou esse esquema, do contrário teríamos que grama plantada até no teto do palácio Tancredo Neves.
E agora Cláudio Carvalho?
O vereador Cláudio Carvalho, em entrevista ao programa Painel Político, saiu em defesa de Jair Ramires. Disse que o secretário “havia comprovado sua inocência mostrando notas fiscais de uma empresa do Mato Grosso que vendia a grama para a prefeitura”. Ramires então incorreu em outro crime, o de falsificação de documentos. Esse é o secretário ficha limpa do Roberto.
Fora Ramires
Não existe nem uma desculpa minimamente convincente para que Ramires continue no cargo de secretário municipal de Serviços Básicos. A permanência dele levanta a suspeita de que o prefeito está sendo conivente com essa bandalheira. Roberto pode ser incompetente, mas até onde sei, não compactua com esse tipo de esquema. É uma falta de respeito com a população, com os eleitores e com a própria consciência manter Jair naquela secretaria. Ramires tem que ser expurgado da vida pública, ele representa tudo que a companheirada sempre repugnou, já foi condenado até por crime de racismo. O que mais falta para Ramires ser demitido?
Refrescando
Para quem não lembra, Jair Ramires foi um crítico ferrenho de Roberto Sobrinho. Chamava o prefeito de “covarde”, “safado”, “incompetente”, entre outros adjetivos impublicáveis. Foi nomeado secretário e mudou o discurso. Roberto passou a ser uma pessoa maravilhosa e tudo que ele havia dito anteriormente era um “equívoco”. Então tá.
Condenações
Ramires não foi condenado apenas uma vez. Não senhor. Só em 2009 ele foi condenado por crime ambiental a 1 ano e 6 meses de prisão, além da perda da função pública. Isso foi em fevereiro. Em agosto ele foi condenado também a perda da função pública e 1 ano e 3 meses de cadeia por crime de racismo e agora em dezembro, ele é condenado pela justiça no esquema das gramas. Volto a questionar, o que mais falta para Ramires ser demitido?
No forno
Nos próximos dias, material “quentíssimo” sobre lambanças publicitárias. Aguardem.
Sinjor
A 6ª Edição do Prêmio Sinjor aconteceu na sexta-feira passada e Paulo Andreoli, parceiro de redação, foi o grande vencedor na categoria webjornalismo. Mas a noite também foi marcada pela deselegância de Ciro Pinheiro em um ato desnecessário. Após o Hino Nacional, Ciro Pinheiro foi convidado para entregar o prêmio ao jornalista Euro Tourinho, que estava sendo homenageado. Pinheiro então disse ao microfone que “quando o Hino Nacional está sendo executado, as pessoas que compõe à mesa, assim como os demais, não precisam olhar para a bandeira, e sim olhar para a platéia, que representa a Nação”. Não vou entrar no mérito se isso é certo ou errado, mas ao falar isso, todos olharam para o representante de uma das empresas que patrocinaram o evento. Criou um constrangimento desnecessário. O interessante é que Ciro defendeu tanto o protocolo que na hora da entrega do prêmio, ao invés de subir pela escada, como manda o cerimonial, resolveu “atalhar” e só não caiu porque os fotógrafos o seguraram. Ano que vem acho que o Sinjor vai ter dificuldade em conseguir patrocínio.
Outra
A prefeitura de Porto Velho, que também foi um dos patrocinadores, não se dignou sequer a enviar um representante ao evento. Não fez falta, mas foi um detalhe observado.
Sinsepol
Agente de polícia desde 1990, formada em Direito pela Faro em 1995, com atuação em várias delegacias e departamentos da polícia civil, Nazira Kfoure deverá ser eleita presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil em janeiro. Atualmente ela é lotada no Departamento de Polícia do Interior e atua como coordenadora de curso da Academia de Polícia. Nazira encabeça a Chapa 13, União e Respeito.
Sem férias
Carlinhos Camurça não vai tirar férias neste fim de ano. O ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual vai estar fazendo reuniões e visitando alguns municípios do interior. Camurça pretende ser um dos mais votado em 2010.
Meio ambiente
Estimular a população a deixar de usar as sacolas plásticas e usar sacolas retornáveis ou até mesmo caixas de papelão para levar as compras para casa. Este é o objetivo da campanha Deixe o Saco Para o Papai Noel! Neste Natal, Diga Não às Sacolas Plásticas, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente com a participação de grandes redes de supermercados. Mas isso só no Sudeste, porque por aqui, o que mais tem no comércio são sacolas plásticas. Outro grande poluidor do meio ambiente são as garrafas peti, que viraram uma praga em igarapés, esgotos e nas ruas da cidade.
Contra impunidade
O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, declarou hoje (21) que é preciso alterar os códigos de Processo Penal e Civil, para que os casos envolvendo servidores federais suspeitos de irregularidades tenham desfecho justo e rápido.Ele lembrou que vários setores são acionados quando se flagra uma fraude, dentre os quais a Justiça. A partir do Ministério Público, são encaminhados todos os relatórios que contenham indícios de irregularidades. O ministro ressaltou que é possível recuperar o dinheiro desviado em fraudes, mas que apesar dos esforços dos órgãos envolvidos, o índice de recuperação é muito pequeno, na maioria dos casos não passa dos 5% do total. “A recuperação do dinheiro vai esbarrar novamente no problema da Justiça. É possível sim, mas há demora no processo de execução, e recuperação das verbas é extremamente lenta. Aí é que eu me refiro a reforma das leis processuais civis também. Hoje o índice de recuperação é muito baixo, não passa de 5% do total, apesar dos esforços da AGU, da Advocacia-Geral da União, da procuradoria, das procuradorias federais, o retorno ainda é muito lento”. E a vida segue.
Na telinha
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30mine aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!