Na manhã de quinta-feira (03) um mandado de reintegração de posse, determinado pela Justiça, retirou cinco famílias que estavam na área do histórico Educandário Belizário Pena, localizado na Estrada do Santo Antônio, bairro Candelária. Desde Agosto de 2009 as famílias estavam vivendo dentro da propriedade particular e resistindo a desocupação.
As famílias alegam, de forma confusa, que quem informou e indicou à eles para ir para área do Belizário Pena foi a Prefeitura de Porto Velho, através de protocolo. Segundo Elissandro Lopes Tenório, funcionários da gestão municipal lhe informaram que o protocolo de número 18.478/2009, garantia a posse dá terreno, mas deveria registrar em cartório que a área era sua.
“Não dá para entender, eu recebi uma informação e agora é outra. Fui enganado”, desabafou Tenório.
De acordo com a liminar do poder judiciário do Estado de Rondônia os envolvidos terão um prazo de 15 dias para apresentarem contestação ao pedido sob pena de revelia e confissão.
Diante de toda ação, a polícia militar e a Companhia Operações Especiais acompanharam a derrubada de cercas, casas de madeira e alvenaria que estavam em construção, sem resistência por parte dos supostos invasores.
Fonte extra-oficiais informaram a equipe de reportagem que as famílias envolvidas no caso, estavam vendendo terrenos pequenos da propriedade particular Educandário Belizário Pena a outros moradores do bairro Candelária e Triangulo.
CONFIRA FOTOS: