DIREITO DE RESPOSTA DO IPHAN

A serviço da boa informação e em respeito ao cidadão porto-velhense esclarecemos que a matéria veiculada pelo site www.rondoniaovivo.com com o título ““Patrimônio tombado pelos "Notáveis" do IPHAN e homologado pelo Ministério da Cultura é derrubado em Po

DIREITO DE RESPOSTA DO IPHAN

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A serviço da boa informação e em respeito ao cidadão porto-velhense esclarecemos que a matéria veiculada pelo site  www.rondoniaovivo.com com o título ““Patrimônio tombado pelos "Notáveis" do IPHAN e homologado pelo Ministério da Cultura é derrubado em Porto Velho – Confira fotos”, publicou o seguinte texto :
 
“ Há mais de cinco dias o Patrimônio Tombado pelos "Notáveis", isto é, intelectuais de todo o país, que formam um conselho que determina o que é, ou não, tombada no Brasil, junto com a homologação do Ministério da Cultura em 2007, assinada pelo então, ex-ministro Gilberto Gil e conhecida pelos tradicionais da capital, como “Serraria das 11 horas” e “Mercado Pesqueiro”, da região do Cai N’água, no centro de Porto Velho que foi derrubado por determinação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).”
 
A construção citada (Mercado Pesqueiro, da região do Cai N´Água) não é patrimônio tombado e homologado pelo Ministério da Cultura como deturpa a matéria, desrespeitando e desinformando os cidadãos porto-velhenses.
Assim, a alusão debochada do site www.rondoniaovivo.com aos “Notáveis do IPHAN” é incompatível com a seriedade que se espera dos que se intitulam “jornalistas”.   
Os cidadãos que compõem o Conselho Consultivo do IPHAN são representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios -ICOMOS/Brasil, da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, do Ministério da Educação, do Ministério das Cidades, do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e da Associação Brasileira de Antropologia – ABA, além de treze representantes da sociedade civil com especial conhecimento nos campos de atuação do IPHAN.
 
A construção demolida vai dar lugar a um Terminal Hidroviário, um projeto de autoria do Exército Brasileiro e conduzida pela municipalidade para atender de forma digna os ribeirinhos e passageiros que transitam no local . O projeto passou pelo crivo de pareceres técnicos do DEPAM – Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, mas a construção não foi derrubada por determinação deste Instituto, como diz mentirosamente a matéria.
 
O site www.rondoniaovivo.com , propositadamente ou não , em nenhum momento procurou este órgão para cumprir um dos princípios básicos do jornalismo imparcial, ou seja, ouvir as partes citadas. E esta não é a primeira vez que o citado site tenta malferir o IPHAN.
 
Com a manchete sensacionalista e mentirosa, todo o texto ficou prejudicado e seu site comete o delito de calúnia contra o IPHAN ao apontar este Instituto como autor de um crime contra a sociedade. A utilização do nome do IPHAN indevidamente, por quem quer que seja, é algo inaceitável, uma vez que depõe contra os seus mais de 73 anos de história e ação deste órgão, que se baseia em Cartas Patrimoniais Internacionais, nas quais o Brasil é signatário e que justamente visam defender o Patrimônio Cultural Brasileiro. 
 
Nesse sentido, exigimos que o site www.rondoniaovivo.com imediatamente se retrate, sob pena de ajuizamento de ação específica, sem a exclusão da hipótese de responsabilização cível e criminal, acumulada com pedido de indenização para reparação de danos morais causados por seu site e pelo senhor, como editor-chefe, ao IPHAN e seus servidores.
 
Observamos que o direito de resposta está garantido no art. 5º, inciso V, da CF, nos seguintes termos, “é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo...”, motivo pelo qual se requer imediata retratação no aludido site, corrigindo a aludida matéria, de modo a reestabelecer a verdade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS