Após cumprir extensa agenda no interior do estado, o governador Ivo Cassol retornou à capital na tarde desta segunda-feira (9). Ainda no fim da tarde recebeu em seu gabinete na residência Oficial, o engenheiro Mário Gamarra, enviado pelo governador do Estado do Beni (Ernesto Soares), na Bolívia, acompanhado do deputado estadual Lebrão, mediador do encontro.
De acordo com o deputado, o objetivo da reunião é aprofundar a conversa no sentido de fechar parceria para o ligamento do Estado de Rondônia (pelo município de Costa Marques), via terrestre com o Estado do Beni e, conseqüentemente, ao porto de Arica, no Chile. “Temos dificuldade nos 300 km de estrada que liga Costa Marques a Trindad, na Bolívia. Já visitei aquela região e sei que os trabalhos terão que ser intensos por causa das condições intrafegáveis que se encontra a rodovia”, explicou Lebrão.
Ao se pronunciar, Cassol ressaltou que o projeto é bastante viável e que vai trazer muitos benefícios para a economia do Estado de Rondônia. “Hoje nossos produtos tem que passar por diversos Estados para chegar ao Pacífico e isso acaba gerando muitos gastos para nossos empresários. Com a interligação, podemos mandar direto, com baixos custos e sem o risco de perder a mercadoria pela distância percorrida” afirmou o governador.
Outro produto que deverá chegar com os preços mais em conta para o consumidor é o sal, que hoje Rondônia traz de Mossoró, no Paraná. Com o ligamento dos dois países, o sal poderá ser importado de Bolívia que possui uma mineradora do produto.
Ambas as partes concordaram e uma audiência pública (sem data ainda definida) ficou acordada para acontecer em Costa Marques, desta vez com a participação do governador do Estado do Beni; órgãos governamentais como: DER, Sedam e demais autoridades do setor; governador do Estado de Rondônia e sociedade civil organizada, para discutir a idéia e dividir as responsabilidades.