Candidato ao Diretório do PT da Capital, Tácito canta vitória antes da hora e se dá mal - Por Paulo Queiroz

Candidato ao Diretório do PT da Capital, Tácito canta vitória antes da hora e se dá mal - Por Paulo Queiroz

Candidato ao Diretório do PT da Capital, Tácito canta vitória antes da hora e se dá mal - Por Paulo Queiroz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
1 – RIVAL GRATUITO
 
Quem fala demais dá bom dia a cavalo? É o que se diz. Provém igualmente da sabedoria popular a advertência segundo a qual não é prudente confiar no próprio veneno. Pois bem. Conta a lenda que o atual presidente regional do PT e postulante ao mesmo cargo no Diretório porto-velhense do partido, Tácito Pereira, teria chegado a 22 de novembro (data da votação do Processo de Eleição Direta – PED) como candidato único não tivesse desdenhado tanto dos adversários com excessiva parolagem. “Aqui, não tem quem me enfrente”, teria trombeteado intermitentemente nas semanas que se seguiram ao registro da sua candidatura, que permaneceria solitária não tivesse ferido brios até então postos em sossego. Resultado: ganhou uma concorrente mais competitiva do que poderia supor sua vã tagarelice.
 
Pelos critérios da meritocracia, não tem comparação. Quem vai disputar o Diretório do PT na Capital com Tácito é a professora Ivonete Tamboril, vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Petista desde a fundação do partido, a doutora fala a língua dos trabalhadores com a mesma desenvoltura, clareza e elegância com que se dirige à academia. Algo que pode ser claramente percebido na “Carta Aberta” que está fazendo circular entre os companheiros – e companheiras, vá lá – a guisa de campanha. Confira o leitor a qualidade da concorrência que gratuitamente Tácito provocou, com a agravante de que, pelo jeito, recorrendo mais uma vez ao brocardo, pode ser curta a vara com que inventou de cutucar a fera. O que se segue é a íntegra da “Carta” da candidata ao Diretório do PT em Porto Velho Ivonete Tamboril:
 
“No novo tempo / Apesar dos castigos / Estamos crescidos / Estamos atentos / Estamos mais vivos / Pra nos socorrer” começa trazendo como epígrafe os versos da canção de Ivan Lins e Vitor Martins. E tome-lhe discurso.
 
“Caras companheiras e companheiros do PT: Neste ano, nós militantes do Partido dos Trabalhadores comemoramos 29 anos. Presença historicamente construída com sangue, suor e lágrimas, mas também com muitas alegrias.”
 
2 – JEITO DE SER
 
“Todavia, foram nossos sonhos e esperanças que nos ajudaram a ir tecendo o que representamos hoje no cenário local e nacional: uma alternativa para um projeto de sociedade.”
 
“Minha relação com o PT data dos anos de 1980, quando colaborei na sua construção no Ceará, minha terra natal. Desde 1991, moro em Porto Velho, cidade que escolhi para viver e amar e aqui continuei a militância, seja atuando nos movimentos social e sindical ou apoiando suas lutas.”
 
“Atualmente sou professora e Vice-Reitora da Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia na UNIR, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora integrante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).”
 
“Ser militante sempre foi uma opção, uma escolha, um jeito de ser e de estar no mundo, com toda a complexidade e desafio que é confirmar diariamente tal escolha. Meus sonhos, materializados em nossas bandeiras e projetos, no passado e no presente, são inerentes à minha trajetória profissional como mulher e educadora.”
 
“É no contexto da prática docente, da militância de base, que confirmamos nossas escolhas e convicções, o que nos leva a um envolvimento cada vez mais propositivo com as temáticas de gênero e educação, formação política, desenvolvimento e sustentabilidade, dentre outras. É com esta experiência que componho a direção nacional do PT e o Conselho da Escola de Formação. O que também me credencia a postular a presidência do PT em Porto Velho.”
 
“A este Partido, devo muito do que sou. Em seu interior me constitui melhor na convivência e na interação com diferentes companheiras e companheiros, aprendendo a ser, a ver, a ouvir, a dizer e, quando necessário, a gritar. Neste Partido, acalentei e acalento ainda, desejos de uma sociedade melhor, o que me dá a certeza de que outro mundo é possível.”
 
3 – MAIORES RIQUEZAS
 
“Neste momento, histórico para o PT de Rondônia, com especial destaque para o de Porto Velho, um grupo de militantes renova compromissos de fidelidade partidária, toma a coragem e a história em suas mãos para dizer: somos o que queremos ser, somos Movimento PT. Um grupo formado por mulheres e homens que ajudaram e pretendem continuar ajudando na construção deste Partido e nos rumos das discussões políticas. Que aprenderam a respeitar a diversidade e a pluralidade de idéias, nossa maior riqueza.”
 
“Sejamos tão radicais quanto necessário na defesa de nossas idéias, sem jamais cairmos no sectarismo ou na intolerância. Que o resultado deste processo eleitoral que ora enfrentamos, confirme o que queremos: fortalecer o partido e a governabilidade de nossas administrações, de modo que nos tornemos cada vez mais capazes de dar as respostas que os excluídos e as excluídas ainda esperam! O que nos remete a um dos compromissos existenciais do nosso Partido, que é a tarefa de não apenas governar, mas transformar a sociedade.”
 
“Pautada nestas convicções é que apresentamos ao conjunto de filados e de filiadas do nosso partido minha candidatura a presidência do Diretório Municipal do PT de Porto Velho, apoiada pelos militantes das tendências: Movimento PT, Mensagem ao Partido e por um conjunto de filiados e de filiadas independentes de correntes internas.”
 
“Em parceria com os companheiros MAGELA (Candidato Nacional) e GADELHA (Candidato Estadual), defendemos um partido para todas as pessoas, voltado para o fortalecimento das instâncias de base, um partido a altura dos desafios do presente.”
 
“Tenho insistido no caráter pedagógico que podemos dar ao PED dentro do PT, onde elegemos nossos dirigentes em todos os níveis. E neste ano também vamos eleger a delegação do IV Congresso, mais uma razão para ampliarmos o debate, mais fraterno e verdadeiro com nossa militância. Deste modo, apresento uma síntese de nossas propostas e peço-lhes o voto de confiança no dia 22 de novembro, acreditando que agora é a nossa vez!”
 
 
“Nossos compromissos para fortalecer o PT em Porto Velho: Afirmar a democracia interna e reformular as práticas da direção partidária, repudiando o modelo de centralização das decisões internas e combater o aparelhamento do partido por parte do campo majoritário; Reafirmar bandeiras históricas do PT e incorporar as lutas contemporâneas; Defender a autonomia do partido em relação ao executivo e legislativo; Fortalecer as relações com os movimentos sociais; Avançar na discussão da política de finanças com metas a serem alcançadas; Apostar na formação política como espaço de qualificação de quadros dirigentes e de gestores seja para o executivo ou o legislativo; Fortalecer os setoriais do Partido, tanto os já constituídos como fomentar a organização de outros segmentos sociais; Assegurar a unidade partidária na diversidade e pluralidade de idéias; Instituir fóruns de debates em torno da administração municipal, a fim de melhor apresentar propostas para a implementação de políticas estruturantes no nosso município.” Tudo a ver.
 

 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS