Estudantes desenvolvem atividades com Literatura de Cordel e debatem questões raciais em Jaru

Estudantes desenvolvem atividades com Literatura de Cordel e debatem questões raciais em Jaru

Estudantes desenvolvem atividades com Literatura de Cordel e debatem questões raciais em Jaru

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, no município de Jaru, apresentaram em grande estilo na manhã dessa sexta-feira (02) várias atividades relacionadas à Literatura de Cordel.
 
Coordenados pelos professores Gedida Rodrigues de Amorim e César Carlos Rodrigues os trabalhos desenvolvidos em sala de aula tiveram o intuito de valorizar a literatura de cordel, bem como conhecer a história que permeia o tema. Durante o evento, as turmas contempladas com o projeto apresentaram peças de teatro, poemas, textos em prosa, capoeira, etc. Cada apresentação demonstrava uma abordagem diferenciada a respeito da literatura de cordel desde o seu início até os dias atuais.
 
De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, os alunos realizaram uma minuciosa pesquisa sobre os temas contidos no projeto e em seguida desenvolveram esses temas de forma dinâmica, criativa e inovadora. “Esse tipo de atividade é muito importante para conscientizar os estudantes de uma forma geral a respeito das questões raciais existentes em parte da sociedade”, afirmou, Rosana Giacomini, diretora da Escola Estadual Plácido de Castro.
 

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que se baseou na Lei Federal 10639/03 que trata da questão étnico-racial. A direção explicou ainda que a Lei 10639 nasceu da luta de povos afro-descendentes no Brasil e insere novos conteúdos na Educação Básica, contribuindo, assim, com o debate social e o estímulo à igualdade entre todos os povos e foi desenvolvido de acordo com três tópicos fornecidos pela Seduc relacionados à Literatura de Cordel, sendo: A Educação na Diversidade Étnico-Racial, Teresa de Benguela – Rainha do Quariterê e Barbadianos – Vivência de um Pertencimento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS