ANIVERSÁRIO - Porto Velho minha paixão, uma das cidades que mais cresce no Brasil – Por Ruzel Costa

Não consigo entender porque muitos que aqui tiveram grandes oportunidades falam, escrevem e até publicam maldades sobre a cidade que os receberam tão bem e que ainda continuaram aqui, criando seus filhos.

ANIVERSÁRIO - Porto Velho minha paixão, uma das cidades que mais cresce no Brasil – Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho, cidade que proporcionou e proporciona muitas oportunidades, aqueles que não encontraram em suas cidades de origem.
 
Como diz o hino de Porto Velho de autoria de Cláudio Feitosa: “... Porto Velho é o alento de outras regiões.../ Pela forja dos bravos pioneiros imbuídos de coragem e de fé...”  e continua sendo.
 
Não consigo entender porque muitos que aqui tiveram grandes oportunidades falam, escrevem e até publicam maldades sobre a cidade que os receberam tão  bem e que ainda continuaram aqui, criando seus filhos.
 
Outro ponto importante que devemos refletir é sobre o nosso caótico o trânsito, um dos mais violentos do país. Sabemos que a cidade não estava tão preparada e/ ou aparelhada para receber um fluxo tão intenso de veículos, mas nota-se também um grande desrespeito as leis de trânsito, motoristas  ultrapassando o sinal vermelho, não respeitando as faixas de pedestre, principalmente em frente às escolas ou fazendo manobras fantásticas ou então lojista ou órgãos públicos colocando cones nos logradouros públicos, fazendo dessas vias estacionamento particular.
 
Com a entrada das mototaxis, o trânsito tornou-se ainda mais complicado, nada contra a profissão e com quem realmente quer trabalhar, mas que esses profissionais, conduzam sua ferramenta de trabalho com segurança, responsabilidade e  de acordo com as leis vigentes.
 
Levamos uma grande vantagem sobre os grandes centros do país no que se refere aos acontecimentos, informações através de uma ampla rede de comunicação, enquanto isso, são parcas as informações sobre a Região. Não conhecem nosso potencial natural, o rio Madeira que é o maior afluente do mundo, os monumentos históricos, uma diversificada gastronomia, a receptividade das pessoas, enfim quem chega a cidade e como diz a célebre frase “ quem bebe a água do rio Madeira fica ou volta”
 
Matéria extraída da Revista Isto É Dinheiro em 23/12/2008:
 
“... No começo do século, quase mil estrangeiros - entre eles ingleses, americanos e franceses - ocuparam a cidade atraídos pela madeira abundante e pela construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. No início dos anos 70, da noite para o dia Porto Velho recebeu milhares de novos moradores. Eram aventureiros em busca do ouro que o rio Madeira trazia da Cordilheira dos Andes. Os garimpos trouxeram prosperidade, mas também devastação - o mercúrio contaminou rios e alimentos. Depois disso, o Estado se tornou uma fronteira agrícolas, puxado pela extração de madeira, agricultura e pecuária - há 12 milhões de cabeças de gado em Rondônia, o que representa oito animais por habitante. Aquele tempo de exploração desenfreada parece ter acabado. O novo ouro de Rondônia é a energia elétrica. Aquele mesmo rio que no passado levou para Porto Velho peixe e ouro começa agora a trazer a verdadeira prosperidade....”
 
Pequena história
 
Pela Lei 741 de 30 de outubro de 1913 (quinta-feira) na administração do Governador do Amazonas Jonathas Pedrosa é criado o termo Porto Velho anexo à Comarca de Humaitá.
      
     A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 (sexta-feira)
 
      Crea o municipio  de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.
O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :
Art. 1º - Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.
Art. 2º - O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.
Art. 3º - O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir fielmente.
O sr. secretario do Estado a mande imprimir, publicar e correr.

 

Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.
Dr. JONATHAS PEDROSA.
Osman Pedrosa.

Publicada a presente Lei nesta Secretaria do Estado, aos 2 dias do mez de Outubro de 1914.
Osman Pedrosa

 

Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo o governo municipal o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929), juntamente com os intendentes (vereadores) José Jorge Braga, Luzitano Corrêa, Manoel Felix, Antônio Sampaio e José Camargo. Atualmente são inúmeros 16 vereadores. 

 

O nome Porto Velho

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras  da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem um porto localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável. Era chamado por al- guns de "porto velho dos militares" fazendo referência a um ponto de apoio e estraté- gico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870 ) quando o Imperador D. Pedro II mandou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fron- teira em Santo Antônio, receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão para- guaia. A Guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “ Porto Velho dos Militares ”.   
 
A primeira eleição ocorreu em dezembro de 1916 sendo eleito o baiano Joaquim Augusto Tanajura (1878-1941).
 
A Lei 5839 de 21 de setembro de 1943 (terça-feira) define a cidade de Porto Velho como a capital do Território Federal do Guaporé.
Extensão territorial: 34.068 km² 
População estimada em mais de 400.000 habitantes (IBGE 2009)
Hino do Município de Porto Velho (Claudio Feitosa – 1983)

No Eldorado uma estrela brilha
Em meio à natureza, imortal:
Porto Velho, cidade e município,
Orgulho da Amazônia ocidental,

São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.

Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé.

És a cabeça do estado vibrante:
És o instrumento que energia gera
Para a faina dos novos operários,
Os arquitetos de uma nova era.

No Eldorado uma gema brilha
Em meio à natureza imortal:
Porto Velho, cidade município,
Orgulho da Amazônia ocidental

Professor Ruzel Costa Leciona na Faculdade Faro, Colégio Objetivo e nas Escolas Paulo Leal e Sebastiana Lima de Oliveira

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS