O momento é de euforia e de responsabilidade de todos, servidores públicos Federais, Estaduais e Municipais lotados nos 52 municípios rondonienses que aguardam o desfecho conclusivo da PEC da transposição que foi aprovada com 380 votos, e terá as demais votações e a normatização pelo Poder Executivo Federal no ano de 2010 dos direitos adquiridos destas importantes classes funcionais, haja vista os beneficiados estarem em vários setores e distribuídos nos mais diversos órgãos públicos dentro das administrações do Estado.
Todos os atuais políticos trabalharam igualmente e cada qual com o seu prestígio e valor no cenário político e é bom ficar claro, que toda a bancada federal de Rondônia esteve unida com a bancada de deputados estaduais, Câmaras de Vereadores dos 52 municípios e ao próprio executivo estadual. Neste momento é preciso elogiar todos os setores, todos os sindicatos e todos os políticos, inclusive os prefeitos que atuaram de forma responsável.
A vitória alcançada pelos servidores do ex-território federal e hoje o nosso pujante Estado de Rondônia representa a verdadeira compensação por parte da União pelo uso das nossas riquezas na construção das Usinas do Rio Madeira. Com este ato da transposição conquistado por todos, o próprio Governo Federal irá injetar milhões de reais todos os meses no Estado através dos contracheques dos novos servidores federais e ainda irá liberar milhões da atual folha de pagamento.
Com isso, logo em 2010 a União em um gesto claro de compensação acaba dando fôlego para que o Governo possa dar aumento escalonado aos servidores que ficam sob a responsabilidade dos cofres públicos de Rondônia.
Falo que a verdadeira compensação das Usinas do Madeira para o povo de Rondônia veio com a transposição dos servidores do ex-território, tendo em vista que os recursos injetados todo mês a partir de 2010 passam de 30 milhões. Os benefícios serão distribuídos ao longo de décadas no fortalecimento da economia local com mais dinheiro vivo na praça, beneficiando lojistas, comerciantes, profissionais liberais e até o nosso tímido setor industrial.
Agora, para fechar com chave de ouro este novo ciclo sócio econômico do Estado de Rondônia, "Usinas do Madeira, Agro Negócio, Compensação e Transposição dos servidores do ex-território", a nova campanha de fortalecimento das estruturas da nossa sociedade e melhoria da auto-estima de todos os rondonienses, lutará para que em 2010 o povo vote em políticos cem por cento ficha limpa.
Apesar dos esforços de muitos políticos corruptos em prol da transposição é preciso que a onda de legalismo, de ética e de responsabilidade tome corpo em Rondônia e através dos votos conscientes de cada cidadão, seja feito uma limpeza geral nos políticos corruptos, ladrões e usurpadores do erário pùblico. "De mamano a caducando". Diga-se de passagem, são muitos e muito bem protegidos pela mídia.
Caro servidor público, empresário, cidadã e cidadão rondoniense, não adianta ter dó desses políticos: "senadores, deputados, ex-deputados, prefeitos, ex-prefeitos, governadores e ex-governadores corruptos", todos aqueles que estão sendo condenados, são sim, criminosos e usurpadores do erário público que constam como fichas sujas nos Tribunais (TRE, TJ, STF, STE) pois, eles não são coitadinhos e muito menos tiveram dó dos seus familiares ao se apropriarem da dignidade do voto livre, da grana da saúde, do remédio, da segurança e da educação das nossas crianças.