Gurgacz, Ramires, Motta e o PDT que só tem “ficha-limpa”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Papo furado
Acir Gurgacz, Ruy Parra Mota e Jair Ramires. O que esses três tem em comum, além do fato de serem filiados ao PDT? Processos e condenações em Primeira Instância. Pois bem. No sábado passado, o PDT realizou em Porto Velho um evento na Câmara de Vereadores. Em matéria publicada no jornal Diário da Amazônia (de propriedade do Gurgacz), ele disse que “seu partido aderiu a campanha movimento Ficha Limpa” e que as novas filiações, que foram feitas, só seriam confirmadas após 3 dias úteis, para que o partido pudesse investigar a vida dos novos filiados. Faz-me rir.
Processos
Jair Ramires, secretário municipal de Serviços Básicos de Porto Velho já foi condenado pelo Tribunal de Justiça, pelo Tribunal de Contas do Estado e da União e até processo criminal, como o mais recente, por prática de racismo. Ruy Parra Mota, Delegado Regional do Trabalho responde por crime ambiental na Justiça Federal e outros processos na justiça estadual. Acir Gurgacz teve sua casa invadida pela Polícia Federal e está sendo investigado por fraudes na compra de ônibus de transporte público. Responde a processos na justiça de Rondônia, Amazonas e Paraná. Esses são os “fichas-limpa” do PDT em Rondônia.
Novatos
Seria interessante os novatos fazerem uma investigação mais aprofundada na diretoria do PDT em Rondônia e mudar esse pessoal. Leonel Brizola, fundador do PDT e que sempre pautou sua vida pública na honestidade, deve estar se revirando no túmulo com a falácia do PDT rondoniense.
Lembrando
Que a família Gurgacz também foi investigada e apontada pela CPI da Pistolagem do Congresso como envolvidos diretamente no assassinato do senador Olavo Pires, que em 1990 seria eleito governador de Rondônia.
Bicando
Os tucanos rondonienses começaram a botar o bico de fora. Propaganda partidária já começou a ser veiculada nas TVs e rádios. Mas o discurso não muda. Hamilton Casara, que sabe-se lá porque ainda é presidente da legenda no Estado, fica lembrando do Plano Real, que foi criado por Fernando Henrique, blá, blá blá. Essa conversa é velha e a nova geração de eleitores não está nem aí para isso. O PSDB precisa convencer que sabe administrar. Quem vive de passado é museu.
Neo-liberal
Além do mais, o modelo neo-liberal defendido pelo PSDB não deu certo. Tanto é verdade que a onda esquerdista que tomou conta da América Latina cresceu exatamente por causa das falhas do neo-liberalismo. É preciso acompanhar os novos tempos e eles seguem pelo fortalecimento das políticas sociais.
31 milhões
Esse é o valor que o Ministério da Defesa e o Governo do Estado vão gastar na reforma, ampliação e melhoramentos da pista de pousos e decolagens, taxiwy e pátio do estacionamento do aeroporto de Ji-Paraná. O edital de licitação já foi publicado. O valor exato é R$ 31.354 milhões.
1000
Mil carros novos, é o que pretende vender uma concessionária de Porto Velho nas próximas semanas. Será uma grande contribuição para o trânsito da capital. Nada contra a política de vendas da concessionária. Ela está certíssima em vender seus produtos. O que complica é que não vemos a prefeitura se mexendo para pelo menos tentar amenizar os problemas do trânsito.
10 minutos
Foi o tempo que durou a chuva que caiu na tarde de ontem na cidade. Nesse curto espaço de tempo, foi possível ter uma prévia do que vai ser o período chuvoso em Porto Velho. Avenidas como a Marechal Deodoro e a Pinheiro Machado, no centro, ficaram completamente alagadas. Quando começarem as chuvas de verdade, a situação vai se complicar, e muito. Um conselho: economize para comprar uma canoa ou um bote. Em alguns pontos da cidade, você só vai conseguir sair de casa dessa forma. Se você for um pouco mais abastado, compre o jet-ski, vai conseguir chegar mais rápido ao trabalho.
Oportunista
O deputado federal Lindomar Garçon não se emenda. Em notícia veiculada em alguns sites nesta terça-feira, ele afirma categoricamente que a “PEC da Trasnposição será aprovada”. A certeza, segundo Garçon, teria partido do líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana. Na verdade o líder disse apenas que “o governo federal não tem objeções a PEC”, o que não é verdade. O Planalto nunca aceitou a proposta devido ao aumento das despesas para a União. A aprovação da PEC depende exclusivamente da mobilização da bancada rondoniense no Congresso, mais especificamente ao senador Expedito Júnior, que encampou a matéria e está articulando a aprovação.
De novo a poupança
O governo vai tentar passar no Congresso a taxação de cadernetas de poupança com valor acima de R$ 50 mil. O Imposto de Renda seria aplicado apenas nas contas abertas a partir de 2010 – essa é a estratégia do governo para tentar convencer os parlamentares a votar a favor da medida. Para as velhas aplicações, ficaria tudo como está, sem incidência de IR, independentemente do valor. As poupanças antigas ficariam isentas desde que não recebessem novos depósitos a partir do ano que vem. O objetivo é evitar que os investidores de fundos de renda fixa migrem para a poupança, que não é tributada nem tem taxa de administração. A preferência pela poupança aumentou com a recente queda da taxa de juros.
Palanque esvaziado
Com cronogramas atrasados e orçamentos estourados, as grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) devem frustrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixará para seu sucessor tais inaugurações. Lula não poderá contar com algumas “joias” no palanque para as eleições do ano que vem. Por todo o país, o governo enfrentou obstáculos inesperados nos grandes projetos de infraestrutura. Ficarão para depois de 2010 o fim das obras que foram lançadas com pompa, como a pavimentação da BR-163 (Cuiabá-Santarém), a transposição do eixo leste do rio São Francisco e a construção da ferrovia Nova Transnordestina, entre outras, todas com data de entrega marcada para o final do ano que vem. Houve problemas com o Tribunal de Contas da União, com questões ambientais, além de complicações na modelagem financeira
Cassações interrompidas
O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu todos os processos que pedem a cassação de mandatos de governadores, senadores e deputados federais diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada em uma ação assinada por cinco partidos – PDT, PMDB, PRTB, PPS e PR –, que questionaram se cabe ao TSE julgar a cassação de políticos. Para eles, essa competência é dos tribunais regionais de cada Estado. Na prática, estão suspensos os julgamentos de processos que poderiam resultar na cassação dos governadores Marcelo Déda (PT), de Sergipe, e Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão. O processo contra o governador de Roraima segue em frente, pois foi aberto no TRE do Estado. O governador Ivo Cassol , terá um dos dois processos que sofre suspenso. O TSE julgou cinco governadores recentemente e condenou três. Se o plenário do STF confirmar a decisão de Grau, abrirá brecha para que esses governadores cassados questionem a perda do mandato
Na TV
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira ao meio dia e meio e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir das 13 horas. Reprise dos programas às 7 da manhã.
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!