Aulas começaram na última segunda (07); mestrado é o 1º curso financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional na região Norte.Um convênio realizado entre a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Universidade Pablo de Olavide (UPO), da Espanha, trouxe para Rondônia o mestrado em História, Direitos Humanos, Território e Cultura no Brasil e América Latina. O curso é um programa de pós-graduação da UPO, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Múrcia, também da Espanha, e sediado na Unir.
O mestrado conta com 35 vagas e tem como público alvo graduados nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Jurídicas e Humanidades. Das 35 vagas, 20 foram destinadas para a área de História e Ciências Sociais e 15 para a de Direitos Humanos.
Ineditismo.
O curso é o primeiro financiado na região Norte pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), órgão de gestão da política espanhola de cooperação internacional que objetiva a promoção e o desenvolvimento humano, social, cultural, institucional, político e econômico dos países onde atua. Compete à AECID o custeio do deslocamento dos professores da Espanha como também dos docentes brasileiros para reuniões de planejamento.
A coordenadora de relações internacionais da Unir, professora Valéria de Oliveira, explica que o curso é um mestrado regular, acadêmico, semi-integral e gratuito. O discente concluinte terá seu diploma expedido pela UPO e deverá seguir os trâmites para sua revalidação, processo exigido pelo Ministério da Educação (MEC) para todos que obtém diplomas em instituições estrangeiras.
Valéria destaca que o mestrado vem atender à demanda de pós-graduação stricto sensu em Rondônia e também a importância da Unir estabelecer parcerias com outras instituições de ensino superior projetando-se, inclusive, no cenário internacional da pesquisa.
Abertura do curso.As aulas do mestrado em História, Direitos Humanos, Território e Cultura no Brasil e América Latina começaram na última segunda-feira (07). A abertura do curso, que ocorreu no Setor de Pós-Graduação da Fundação Rio Madeira (Riomar), pela manhã, contou com a presença do reitor da Unir, professor Januário Amaral, dos professores Juan Marchena Fernández, da UPO, e Juan Andreo García, da Universidade de Múrcia. No total, sete professores espanhóis integram a comitiva que está em Porto Velho nesta semana para a primeira semana de aulas do curso.
Durante a solenidade, o reitor da Unir, destacou a importância da parceria da Unir com as universidades espanholas com o objetivo de promover o intercâmbio entre os pesquisadores das duas instituições.É com muita alegria que nós iniciamos o curso. Formaremos pesquisadores de alto nível na área de História e Direitos Humanos, disse. Temos a certeza de que, futuramente, a partir dessa experiência, poderemos oferecer o nosso próprio curso de mestrado na área de História e Direitos Humanos, afirmou.
O professor Marchena, da UPO, disse que o oferecimento do curso de mestrado em Rondônia representa uma decisão política altruísta. O quê fez com que a Universidade Pablo de Olavide e de Múrcia viesse para o Brasil foi, justamente, o espírito de cooperação universitária, explica. Sempre se fala dos grandes capitais, mas se esquece da importância e necessidade de se formar o capital humano. A formação de profissionais por meio dos programas de pós-graduação é o melhor caminho para o desenvolvimento, finaliza.