MEDICINA - Acadêmicos da UNIR querem garantias do município e do estado sobre cumprimento legal de estágios

MEDICINA - Acadêmicos da UNIR querem garantias do município e do estado sobre cumprimento legal de estágios

MEDICINA - Acadêmicos da UNIR querem garantias do município e do estado sobre cumprimento legal de estágios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A manifestação dos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que tomou força na última quinta feira (20), quando os estudantes em um ato público protestaram nas ruas do centro da capital e, posteriormente, em uma comitiva, acamparam no gabinete do nobre reitor Jose Januário de Amaral, vem conseguindo resultados favoráveis para os futuros médicos de Rondônia
 
Os estudantes conseguiram se reunir com o secretário municipal de saúde, Williames Pimentel de Souza, da SEMUSA, e a garantia de que os hospitais e postos de saúde do município dará prioridade aos acadêmicos da UNIR em relação aos estágios. Foi obtida pelos acadêmicos a garantia de uma outra reunião na segunda feira (24) com o secretário estadual de saúde, Milton Moreira, da SESAU, para colocar em pauta reivindicações sobre a prioridade de estágios dos acadêmicos públicos federais. Outra exigência diz respeito a anulação de um ato do reitor que colocou sem processo de avaliação cinco pessoas para entrar no curso, mesmo ultrapassando o limite de vagas colocadas no edital do vestibular. Sobre essa questão os manifestantes conseguiram que o reitor anulasse o seu ato e agora o processo tramita em procedimento interno da UNIR.
 
GARANTIA LEGAL DE ESTÁGIOS PARA FEDERAIS
 
De acordo com o estudante do 8° período do curso e representante da manifestação, Wanderson Dias, as exigências prioritárias para os acadêmicos da UNIR se sustentam de acordo com a resolução 009/2006 do Conselho Estadual de Saúde, que garante não só a prioridade de estágio para acadêmicos públicos em hospitais públicos, como também reserva a exclusividade desses estágios para que acadêmicos de instituições públicas e privadas não acabem fazendo juntos o processo.
 
“Já houve caso de acadêmicos da UNIR fazer dupla com acadêmicos de instituição privada, fato que, pela resolução, é ilegal”, afirma Wanderson, o acadêmico ainda complementa falando que os alunos da UNIR já estavam perdendo a paciência com esse descumprimento da lei, pois já houve situações constrangedoras tanto para docente, quanto para discentes.
 
“Já aconteceu de um professor da UNIR ser expulso de um hospital público enquanto alunos de faculdades privadas estagiavam no local. Queremos apenas aquilo que já está estabelecido por lei seja cumprido, vamos até Brasília essa semana para exigir nossos direitos”, disse Wanderson.
 
O fato é que os estudantes de medicina da UNIR estão desde o inicio do protesto conseguindo gradualmente conquistar suas exigências, a luta por um curso superior de medicina no estado de Rondônia foi grande, hoje a Universidade Federal de Rondônia está prestes a formar sua primeira turma.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS