O Programa Patrulha de Desenvolvimento Urbano, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) que executa a Operação Cidade Limpa iniciou suas atividades em abril deste ano e com o maquinário adquirido pela SEDES em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RO), já realizou a abertura, limpeza, patrolamento e encascalhamento de 611 km de vias públicas. Até agora já foram contemplados os municípios de Vilhena, Ouro Preto, Urupá, Alta Floresta do Oeste e São Miguel do Guaporé e estão trabalhando nos municípios de Santa Luzia, Guajará Mirim, Colorado do Oeste e Seringueiras.
O programa Cidade Limpa, coordenado pelo vice-governador João Cahulla, recebeu novos investimentos do Governo do Estado e foi criado para dar apoio às prefeituras nas operações de abertura, limpeza, encascalhamento e retirada de entulhos de ruas, avenidas e áreas urbanas dos municípios. “Temos um compromisso e somos responsáveis pela melhoria na qualidade de vida da sociedade rondoniense procurando atender a todas as áreas do Estado”, declarou Marco Antônio Petisco, secretário titular da SEDES lembrando que ainda faltam 43 municípios a serem beneficiados.
O objetivo do projeto consiste na melhoria da infra-estrutura viária dos municípios e fortalecimento dos distritos industriais através da aquisição e utilização de máquinas e equipamentos e proporcionando à população uma enorme contribuição no aumento de empregos e renda, além do desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.
Os equipamentos que foram adquiridos e compõem a patrulha da SEDES são: 08 motoniveladoras, 08 tratores sob esteiras, 04 pás carregadeiras, 04 retroescavadeiras, 03 rolos compactadores, 17 caminhões caçambas, 04 caminhões de abastecimento (melosa), 08 caminhões pipas, 06 camionetes pick ups e 01 caminhão prancha que são distribuídos entre quatro equipes e operam simultaneamente em quatro municípios do Estado por vez. “Foi um investimento de R$ 20 milhões na aquisição dos equipamentos para compor a patrulha que contribui para a melhoria do Estado e garante uma economia diária de 25 mil reais para a prefeitura de cada município”, reiterou Aníbal de Jesus, secretário adjunto da SEDES.