Emater: Extensão Rural no Chile
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Chile é destaque em todas as estatísticas de produção de frutos e pescados. Principalmente, no ranking de exportações. É um país que, em algumas regiões, praticamente não chove, e tem área territorial de 756.626 Km², o que se aproxima de alguns estados do Brasil, como Minas Gerais, com 586.528 km², e Mato Grosso, com 903.357 km².
Para José Silva, presidente da Asbraer, a missão técnica é mais um avanço da Extensão Rural Brasileira. “Será uma oportunidade de conhecermos como o Chile em menos de duas décadas se transformou num país de destaque nas exportações mundiais. Também poderemos ver como é o trabalho das entidades estatais com as entidades do setor privado e com outras formas de organizações. A expectativa é trazer subsidios para ater brasileira ser cada vez mais atuante nas transformações da agricultura brasileira”, explica José Silva.
Os dias de campo da missão acontecem na região de Maule, ao centro do Chile. A região tem como capital a cidade de Talca e é a mais rural e pobre do país. Nesse contexto, os dirigentes terão a oportunidade de conhecer projetos realizados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Fao), Ministério da Agricultura do Chile, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), Corporação Nacional Florestal (Conaf) e pela Fundação Cráte.
Durante a missão os participantes terão como anfitriões José Graziano da Silva, Representante Regional da Fao para América Latina e o Caribe e Jorge Gándara Welch, Secretário Regional do Ministério da Agricultura da Região de Maule.
Participam da Missão representates da Seaprof/AC, Emater/MG, IPA/PE, Emater/RS, Emater/PR, Rurap/AP, Ruraltins/TO, Epagri/SC, Emater/PB e Asbraer
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!