Aparício Carvalho integra mesa de honra durante abertura da Semana de Enfermagem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O diretor das Faculdades FIMCA, Aparício Carvalho juntamente com a coordenadora de Enfermagem da Instituição, Josefa Ramos, docentes e cerca de 400 acadêmicos do curso prestigiaram na noite de ontem (13 de maio) a cerimônia de abertura da Semana de Enfermagem promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RO) no auditório da unidade III da Uniron.
Com o tema “Perspectiva da enfermagem no Contexto Atual do Estado de Rondônia”, o evento contou com a presença de professores, acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), entre outras instituições de ensino superior, profissionais da área e associados do COREN da capital e interior.
Compondo a mesa de honra, o presidente do COREN/RO, Francisco Carlos Morais, representantes das quatro instituições de ensino que promovem cursos na área de saúde, entre eles Aparício Carvalho, diretor das Faculdades FIMCA, das secretarias de saúde do governo e município, da Assembléia Legislativa e do Senado Federal, assim como do Ministério Público.
De acordo com a presidente da comissão do Conselho, Givanilde Nogueira o evento mobilizará profissionais da saúde tanto na área de enfermagem quanto de medicina, com uma ampla programação que inclui: mesa redonda, palestras, workshops e programação cultural em seus quatro dias. A programação será encerrada no dia 16 com o baile dos enfermeiros.
A coordenadora do curso de Enfermagem da FIMCA, professora Josefa Ramos ministra palestra sobre o tema Fatores que estão interferindo no desenvolvimento das atividades do profissional de enfermagem diante das mudanças econômicas e sociais do Estado.
“Participamos ativamente das atividades da Enfermagem assim como da organização do evento e da programação, no apoio financeiro e logístico. Na quinta-feira, sexta e sábado participaremos das mesas de debates sobre as mudanças em Rondônia em relação à Enfermagem e as qualificações para os profissionais da área”, ressaltou Josefa.
O presidente do COREN/RO, Francisco Carlos Morais explicou que anualmente a entidade comemora a semana de Enfermagem promovendo eventos onde são apresentadas inúmeras atividades como palestras. “Este ano buscamos parcerias com as faculdades formadoras que nos apoiaram integralmente e que contribuem para a formação de excelentes profissionais não apenas para Rondônia, mas também para atuarem em outros estados”.
Morais destacou a importância do evento para os profissionais e estudantes de Enfermagem que poderão participar das discussões em torno das perspectivas da profissão tendo como ponto de vista a nova realidade de Rondônia e do crescimento do estado. “Durante estes quatro dias discutiremos se estamos preparados para estas mudanças” afirmou.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho falou que “o encontro promovido pelo Conselho em parceria com todas as faculdades de Enfermagem de Rondônia objetiva a união de acadêmicos e profissionais enfermeiros, traz novidades no sentido congregar novas idéias”.
Aparício afirma que o número de enfermeiros que se formam no estado é elevado e que mesmo assim os municípios são carentes desse profissional. “Então, Rondônia com seu crescimento na área acadêmica tem proporcionado a formação profissionais qualificados que certamente poderão suprir estas necessidades. Parabenizo ao Conselho e todas as faculdades representadas no evento por meio de seus acadêmicos e professores que têm a oportunidade de participar de uma nova era profissional e educacional”.
Durante seu discurso na abertura do evento, Aparício falou que ética é fundamental assim como o respeito ao paciente.
Um dos destaques da Semana será a apresentação teatral do grupo Anjos da Enfermagem baseada no texto “A revolta da caixa de sabão em pó”, de Simone Mamede. A programação oficial que terá início nesta quinta-feira (14) e se encerrará no sábado (16), com a premiação dos Trabalhos Científicos que serão apresentados durante o período do evento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!