Pequenos produtores da Flona do Bom Futuro não serão prejudicados, diz Minc

Pequenos produtores da Flona do Bom Futuro não serão prejudicados, diz Minc

Pequenos produtores da Flona do Bom Futuro
não serão prejudicados, diz Minc

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao contrário do que vem sendo divulgado no estado de Rondônia, o governo federal não vai retirar as famílias que ocupam a Floresta Nacional do Bom Futuro. Pelo menos foi o garantiu ao deputado Moreira Mendes (PPS-RO) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante reunião de audiência pública na Câmara dos Deputados nessa terça-feira.

“Eu perguntei ao ministro: o governo vai realmente retirar as famílias da Flona do Bom Futuro? E ele respondeu categoricamente: o governo não vai retirar qualquer família da floresta do Bom Futuro. E ainda usou a seguinte expressão: não vamos desmanchar escolas, não vamos destruir igrejas, não vamos desmanchar a cidadezinha que existe lá dentro”, disse o deputado.

De acordo com Moreira, o ministro deixou claro que as famílias de pequenos produtores que moram na reserva não serão prejudicadas. “O governo busca caminhos para resolver a situação dos pequenos produtores, quero deixar claro isso. Agora, fazendeiros, aqueles que têm gado e grandes ocupações lá dentro (da floresta), realmente vão ter que sair. Até porque, segundo o ministro – e eu também tenho conhecimento disso -, há uma decisão judicial determinando a retirada de todo o gado existente dentro da floresta do Bom Futuro”.

Audiência Pública

A ocupação da Floresta Nacional do Bom Futuro será um dos temas da audiência pública que a Subcomissão de Intermediação de Conflitos Agrários da Câmara realiza, na próxima segunda-feira, 18, na cidade de Buritis. Relator da Subcomissão, Moreira Mendes diz que a reunião será uma grande oportunidade para se discutir o problema da reserva. “Há um conflito agrário claro (no caso da Flona do Bom Futuro). De um lado, as pessoas que estão ocupando a floresta, e do outro está o dono, que é o governo federal. Então, esse é um conflito que a gente tem que avaliar”, diz ele.

Ainda segundo o deputado, o estado de Rondônia tem inúmeros outros focos de conflitos de terras que também precisam ser alvo de profundo debate. “O nosso objetivo é ouvir as comunidades, os interessados, o governo, os invasores e os proprietários que estão com suas propriedades invadidas”, acrescentou, lembrando que, ao final dos trabalhos, a Subcomissão vai apresentar uma proposta de legislação para ajudar a resolver o problema dos conflitos agrários no Brasil.

A audiência pública em Buritis será realizada na Escola Estadual Maria Euvandas, a partir das 2h da tarde.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS