A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) deu início nesta semana às ações de repressão ao narcotráfico nas áreas rurais de Porto Velho.
Além do policiamento ostensivo, feito pela Polícia Militar, o secretário-adjunto, Cezzar Pizzano, disse que a polícia contará ainda com o apoio da inteligência. “Policiais disfarçados estarão infiltrados nas comunidades para identificar possíveis traficantes”.
Acompanhado pelo deputado estadual Valdivino Tucura e autoridades policiais, Cezzar Pizzano visitou, na manhã desta quinta-feira (26), Cujubim Grande, onde conversou com líderes da comunidade e moradores. Durante a reunião, o secretário-adjunto anunciou a criação, ainda neste ano, da Patrulha Rural, que atuará principalmente nos distritos, onde, segundo denúncia de moradores, a criminalidade tem alcançado índices alarmantes.
Pizzano disse que o governo já está licitando os veículos para equipar a patrulha. “Enquanto a Patrulha Rural não é efetivada, uma equipe de policiais militares é designada para realizar rondas nos distritos”, explicou.
O secretário-adjunto condenou as ações dos traficantes, que aliciam crianças na região e pediu ajuda da comunidade no combate ao crime. “Sem a ajuda de vocês, a polícia pouco pode fazer. A polícia prende, mas é a população que sabe onde os bandidos estão agindo, a informação anônima é fundamental para o sucesso das incursões”.
O objetivo da reunião, segundo Pizzano, foi orientar a população quanto às medidas de segurança e mostrar aos criminosos que a polícia está presente e ativa. Ele reforçou a importância da comunidade no combate a criminalidade.
Os moradores aproveitaram a presença das autoridades para denunciar o aumento no número de assaltos e estupros decorrentes do crescimento populacional, e alertaram para o aliciamento de menores pelos traficantes de drogas, sobre tudo nas escolas.