O treinamento de 12 representantes de municípios para utilização do software Terraview, um banco de dados que traz detalhes geográficos dos municípios. É a segunda turma do curso, proposto pelo programa SipamCidade, que pretende qualificar todos os municípios de Rondônia, Acre e Mato Grosso, sob jurisdição do Sipam de Porto Velho.
O objetivo é difundir o uso de geotecnologias para apoiar a gestão municipal das cidades da Amazônia Legal e construir com os técnicos uma rede de intercâmbio de dados espaciais. O software traz mapas digitais onde é possível inserir informações, assim, traz detalhes do município, como informações sobre seu solo, limites com outros municípios, áreas de conservação ambiental, entre diversas outras aplicações, não apenas de cunho ambiental. “Podemos inserir dados, como quantas são e onde ficam as escolas do município, informar quantos alunos possuem e, assim, prever a necessidade de futuras ampliações, por exemplo”, explica Ernesto da Silva Filho, analista ambiental responsável pelo treinamento no Sipam. Saber a melhor área para instalar um lixão ou identificar áreas passíveis de inundação são alguns outros exemplos.
Além do treinamento, os representantes recebem exemplar do software, material didático e dados sobre seu município. “O treinamento é válido porque no interior não temos muito acesso e na maioria das vezes não sabemos utilizar esses dados. Estou conhecendo agora o software, mas tenho uma expectativa muito grande para sua aplicação na cidade”, revela Zequiel Pereira dos Santos, secretário do Meio Ambiente de Vale do Anari. O curso prossegue nesta terça-feira, das 14h às 17h30.