O secretário regional do Governo do Estado, Ari Saraiva, visitou hoje a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Ji-Paraná para vistoriar os equipamentos com plaquetas de identificação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan), que foram apreendidos pela Polícia Militar ontem em uma Lan House, de propriedade de Joel Ferreira Valim, situada na rua T-23, bairro JK.
De acordo com Ari Saraiva, o Governo do Estado assina convênios com diversas associações, visando beneficiar a comunidade carente e estes equipamentos foram adquiridos, por meio de um destes convênios, pela ONG Núcleo de Articulação e Fomento ao Associativismo Coração de Rondônia (Nafa) com o objetivo de oferecer aulas diárias de computação gratuitamente. O convênio n° 221/2006 no valor de R$ 66.016 mil foi assinado pelo responsável da entidade, Oribes Alves Júnior. “Os culpados vão responder por este ato de irresponsabilidade e por não cumprir o que determinava o projeto que foi apresentado para a assinatura do convênio”, afirmou.
O secretário regional afirmou que está apreensão serve de alerta para a comunidade ficar atenta. “As pessoas devem denunciar irregularidades como está gratuitamente no Disque- denúncia do Governo do Estado, no número 0800-647-1016”, informou Ari Saraiva.
Busca e apreensão
Na última terça-feira, após uma denúncia anônima a Polícia Militar (PM) fez um levantamento na Lan House, constatando a veracidade dos fatos. Por meio de um pedido do Ministério Público expedido pela juíza, Dra. Kelma Vilela de Oliveira, a PM fez busca e apreensão no local, onde encontrou 13 computadores, 12 monitores, uma impressora, 18 cadeiras e 10 no-breaks, além de teclados, mouses e cabos de energia e conexão com plaquetas de identificação da Seplan. Durante a operação, a PM solicitou o alvará de funcionamento, que não foi apresentado.
Segundo o boletim de ocorrência, o proprietário há aproximadamente um ano instalou a empresa Nova Lan House e em maio de 2008 recebeu os equipamentos do ex-vereador Oribes Júnior para iniciar uma escola de informática no mesmo local.