SINDSEF - Coluna semanal

SINDSEF - Coluna semanal

SINDSEF - Coluna semanal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

AGU - PLANO DE CARREIRA URGENTE!

 

PROTELAÇÃO! Este é o entendimento dos servidores da AGU diante da suspensão da reunião do GT dia 18.12. Sem definir uma data, o governo transferiu a reunião para janeiro de 2009. Vale lembrar que desde que foi criada, em 1993, a AGU tem em seu quadro um número grande de servidores requisitados. Atualmente, são 1,6 mil requisitados, dos quais 186 são funcionários de empresas públicas.

O próprio TCU, no Acórdão 1571/08, na análise do relator ministro Marcos Vilaça, recomenda à direção da AGU que “se empenhe na adoção de providências tendentes a suprir aquele órgão de quadro de pessoal efetivo de modo que o instituto da requisição passe a ser utilizado tão somente pelo tempo necessário”.

A necessidade de estruturação da carreira dos servidores da AGU foi justificada nas Exposições de Motivos (EM) 001 e 11, ambas de 2006, encaminhadas pelo advogado-geral da União, ministro Álvaro Augusto, ao presidente Lula, após vários atos organizados pela categoria cobrando a criação de um plano de carreira próprio e a realização de concurso público.

Fonte: SINDSEP-DF

 

PLANEJAMENTO CONFIRMA LICENÇA-MATERNIDADE A MÃES SERVIDORAS

Esta semana, o Ministério do Planejamento enviou despacho à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) confirmando o a extensão do direito à licença-maternidade para 180 dias a mães servidoras do Executivo Federal, em l cumprimento da Lei 11.770/2008 que garante direito à licença-maternidade por um prazo de seis meses. Em diversas reuniões na Secretaria de Recursos Humanos, as entidades sindicais e a Condsef cobravam a implementação do direito das servidoras. Fruto da pressão e cobrança, o Decreto 6.690 foi publicado no dia 11 de dezembro assegurando mais uma conquista à classe trabalhadora feminina. O benefício, que aumenta de 120 para 180 dias o período de licença, vale a partir da data de vigência da Lei 11.770/08.

As servidoras que já estão de licença poderão requerer a prorrogação. Basta procurar o RH do seu órgão e caso o prazo de afastamento legal tiver se esgotado entre 10 de setembro e 12 de dezembro a servidora tem a opção de pedir o tempo extra garantido na nova norma.

 

FAZENDÁRIOS – MP 440 GERA EXPECTATIVAS

 

Os fazendários continuam atentos à sanção da MP 440 devido a aprovação da emenda n° 176, que transpõe os cargos previdenciários para o cargo de analista tributário.

A informação extra-oficial obtida com autoridades da Fazenda é de que o presidente Lula vetará o referido artigo alegando inconstitucionalidade.

Já os trabalhos do GT da Fazenda direciona para o enquadramento dos cargos do PECFAZ nos novos cargos de nível superior e nível intermediário que serão criados para o mesmo Plano. Após a conclusão deste trabalho será discutida a reestruturação das tabelas para o ano de 2010.

O presidente Lula tem até o dia 24.12.08 para sancionar o Projeto de Lei de Conversão 27/08, referente à MP 440, que teve duas emendas incluídas pelo Senado aprovadas na Câmara. Como qualquer projeto de lei, o Presidente da República pode sancionar, aplicar algum veto ou vetar a matéria integralmente.

Já o PLV 28/08, referente à MP 441, ainda não chegou à Casa Civil. Assim que chegar, terá o prazo de 15 dias úteis para ser analisado e apresentado ao Presidente da República.

 

REAJUSTE DOS SERVIDORES CONTINUAM AMEAÇADOS

O governo LULA ameaça utilizar o art. 322 da MP 441 para NÃO CONCEDER O REAJUSTE DOS SERVIDORES FEDERAIS. Isso confirma notícia anteriormente divulgada pelo SINDSEF-RO, a partir de notícia publicada no Correio Brasiliense, alegando “a crise mundial do capitalismo”.

O Senador Delcídio Amaral, relator do orçamento 2009, já anunciava, antecipadamente, a possibilidade de cortes que poderiam atingir acordos que o governo tinha fechado com os servidores categoria.

Na aprovação do Orçamento 2009, dia 19.12 pela Câmara, as ameaças voltaram. Já está previsto o contingenciamento (suspensão do gasto) de R$ 20 bilhões, no primeiro trimestre.

 

MARCHA DOS SERVIDORES EM MARÇO

 

A Plenária da Condsef, realizada em Porto Alegre de 4 a 6 de dezembro, discutiu várias questões, dentre as quais inclui-se o plano de lutas para 2009, para enfrentamento ao Governo e o desrespeito aos acordos.

Na plenária foi aprovado uma Marcha dos Servidores para a segunda quinzena de março, que deverá durar três dias, momento que será lançada a campanha salarial 2009 e a luta pela paridade ativo-aposentado-pensionista.

A preparação da luta para garantir os reajustes começa numa reunião de entidades nacionais marcada para meados de janeiro onde deverão ser discutidas estratégias. O SINDSEF-RO já se prepara para enviar caravana para engrossar o movimento e a pressão.

 

Civis de órgãos militares - SERVIDORES DEVEM INTENSIFICAR A LUTA POR DIREITOS

Na terça-feira (16), mais uma reunião sobre inclusão de servidores civis de órgãos militares no PCCTM, foi frustrada. O Planejamento disse não ter propostas a apresentar para o setor o que determina que o próximo ano já deve começar com Condsef e suas filiadas realizando um imenso trabalho de mobilização e pressão. De acordo com o Planejamento, por enquanto, os servidores permanecem com o reajuste concedido ao PGPE, com parcelas que vão até 2011. Presente à reunião, o Ministério da Defesa garantiu que continua defendendo a criação de um plano de carreira para servidores que ficaram de fora do PCCTM.

Desde 2006, quando foi criado o PCCTM, milhares de servidores que foram excluídos sem qualquer justificativa plausível, lutam pelo direito à inclusão no plano. As funções desenvolvidas pelos que ficaram de fora em nada diferem daquelas dos que de início foram incluídos no plano. Ao contrário, a situação acabou gerando uma disparidade no quadro de funcionários civis dos órgãos militares que agora precisa ser corrigida.

A Condsef reforça a necessidade de manter a cobrança dessa reivindicação. A entidade vai pressionar o Ministério da Defesa para que interfira e consiga uma reunião com o presidente Lula para tratar do assunto

 

PLENÁRIA DA CONDSEF APROVA RESOLUÇÃO QUE PENALIZA O SINDSEF-RO E OUTRAS ENTIDADES

 

Na Plenária Estatutária foi aprovada proposta da Articulação Sindical ( TESE 01 ) – maioria na Direção da CONDSEF - que modifica o atual estatuto aumentando o percentual de contribuição, em mais três e meio por cento, PARA QUEM NÃO É FILIADO À CUT.

Pela alteração proposta, quem é filiado à CUT continua pagando 5%(cinco por cento) da sua arrecadação. Quem não está filiado à CUT, é penalizado pagando 3,5%(três e meio por cento) a mais, ou seja, QUEM NÃO FOR FILIADO À CUT PAGARÁ 8,5%(OITO E MEIO POR CENTO), independente de filiação a outra central sindical.

Representantes do SINDSE-RO, defenderam de forma contrária, sob argumentos de tratamento diferenciado, e desrespeito aos princípios Constitucionais de igualdade de Direitos e livre filiação, mas foram vencidos pela prévia articulação dos proponentes da mudança.

A Diretoria do SINDSEF-RO já encaminhou a situação para sua Assessoria Jurídica estudar medidas para garantir que o patrimônio da Entidade não seja prejudicado por medidas que consideram ilegais.

A Diretoria também deliberou convidar os Senhores Pedro Armengol e Josemilton para participarem de Assembléia em Rondônia e explicarem, para A BASE, uma das mantenedoras da CONDSEF, o ”porquê” da medida, já que vários servidores têm se mostrado indignados com a medida discriminatória.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS