Vestibular dos Povos Indígenas tem última etapa hoje no Paraná; Índios de Rondônia participam

Vestibular dos Povos Indígenas tem última etapa hoje no Paraná; Índios de Rondônia participam

Vestibular dos Povos Indígenas tem última etapa hoje no Paraná; Índios de Rondônia participam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Será realizada hoje (17) à tarde,  na Universidade Estadual de Londrina,  a última etapa do 8º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná,  com as provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira moderna ou língua indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química.

Participam índios do Paraná, de São Paulo, Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Amazonas,  das etnias Ava Guarani, Dessano, Guarani, Guarani-mbya, Guarani-nhandewa, Hexkaryana, Kaingang, Kaiowa, Karitiana, Terena, Tukana, Tupi-guarani, Xavante, Xeta, Xoklen.  Ontem (16), durante todo o dia,  os candidatos participaram de prova oral de língua portuguesa.

Segundo a presidente da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), Silvana Drumond Monteiro, o índice de abstenção mais uma vez  foi alto. Dos 204  que fizeram inscrição, 70 não compareceram às provas. “A maioria alega falta de recursos para a passagem, principalmente os de outros estados”  Ela denuncia a falta de apoio da  Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável pelas viagens. “Um dos candidatos, do Amazonas, ligou dizendo que não conseguiu as passagens e eu mesma enviei ofício solicitando”, diz. De acordo com Silvana Monteiro, a universidade  estadual  está  arcando com todas as despesas de  hospedagem e alimentação durante esses dias.

O vestibular indígena é um projeto pioneiro do governo do Paraná. É realizado pelas universidades públicas do estado, em atendimento a duas leis, de 2001 e 2006,  que determinam a  reserva de seis vagas em cada uma das sete  instituições públicas, para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas estaduais. 

Em 2004,  um convênio firmado com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior permitiu a adesão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que reserva  anualmente mais dez vagas exclusivamente para estudantes indígenas residentes no país.

De acordo com a presidente da comissão, o Paraná desenvolveu uma política de inclusão social, que garante, além do acesso, a  permanência de estudantes indígenas no ensino superior público. “Sabemos que é difícil a adaptação devido às inúmeras diferenças, principalmente culturais, mas temos oferecido todas as condições de permanência. Mesmo assim, a evasão fica em torno de 10%”.

Durante o curso, os indígenas recebem bolsas-auxílio entre R$ 400,00 e R$ 600,00.

Os resultados do vestibular deste ano serão divulgados no fim da tarde do dia 8 de janeiro de 2009 no site www.cops.uel.br ou pelo telefone (43) 3371-4042.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS