O inventor Mário Benedito da Silva, que criou o vaso sanitário ecológico, participou através do Sebrae, da Amazontech 2008, evento que aconteceu na cidade de São Luiz (MA) de 25 a 29 de novembro. Mário que mora no bairro Jardim Eldorado, em Porto Velho, foi bem recebido pelos expositores e visitantes da Amazontech e disse que seu invento foi um dos que mais chamou a atenção do público.
Mário e outros empreendedores de Rondônia participaram da feira a convite do Sebrae em Rondônia. Todos tiveram oportunidade de mostrar a potencialidade de suas ações empreendedoras e conhecer as novidades apresentadas durante a feira.
O inventor é comerciante por opção e sempre se dedicou a inovar e aprimorar idéias. Ele já inventou um dispositivo elétrico e eletrônico contra seqüestros e assaltos, invento, que segundo ele, está sendo analisado e deve começar a ser usado à partir de 2009. Outra invenção de Mário é o fogão com borda protetora. Esse utensílio doméstico foi criado como medida de prevenção a acidentes envolvendo crianças.
Vaso sanitário ecológico
Mário Benedito que em sua atividade comercial trabalha com perfuração de poços artesianos, percebeu que boa parte dos terrenos e o lençol freático em Rondônia estão contaminados com cloriforme fecal, por causa das fossas sépticas construídas nos quintais das casas. Foi então que teve a idéia de criar um vaso sanitário que pudesse eliminar a fossa, diminuindo a contaminação do lençol freático.
Usando vasos sanitários modificados, Mário conseguiu criar um vaso com separador de urina e que não usa água. "Ao invés da água, a higienização é feita com shampoo concentrado e água que ao se transformar em espuma, ainda dentro do invento, higiena o vaso", explica o inventor, frisando que no processo as fezes são transformadas em pó.
O empreendedor usa um concentrado de cal e areia que transforma os dejetos em pó. "Posteriormente pode ser usado até como adubo ou pode voltar para a construção civil porque não tem bactéria ou odor. O vaso não polui o solo, sub-solo, lençol freático ou camada de ozônio, pois não libera gás metano. Esse benefício é oferecido porque não usa água, transformando as fezes em pó, e proporcionando total higiene, sem poluição ao meio ambiente", detalha o inventor.