A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, que tem a finalidade de coordenar, em nível Estadual, as ações de Defesa Civil nos períodos de normalidade e anormalidade, estará entre os dias 17 a 20 de novembro do corrente ano, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC, do Ministério da Integração Nacional, realizará, no auditório do Sebrae, em Porto Velho, o Curso de Avaliação de Danos - CADAN.
O objetivo do curso é capacitar e habilitar os técnicos, que trabalhem nas coordenadorias municipais, estadual da defesa civil e outras instituições, quanto ao correto preenchimento dos formulários de Avaliação de Danos – AVADAN, necessários sempre que houver situações de emergência no município. De acordo com a SEDEC, quanto mais precisas às informações contidas no relatório, mais rápido os processos poderão ser avaliados, facilitando o reconhecimento e a posterior homologação de uma situação de emergência ou estado de calamidade pública do município, para que este seja beneficiado com recursos dos governos estadual e federal. As informações contidas no formulário dizem respeito a danos materiais, humanos, ambientais e os prejuízos econômicos e sociais.
Após a homologação do governo estadual, o Ministério da Integração Nacional reconhece oficialmente, com a publicação de uma portaria, a situação de emergência ou estado de calamidade pública.
O CADAN terá uma carga-horária de 28 horas e reunirá cerca de 40 participantes, entre eles funcionários da Defesa Civil, 5º BEC, Base Aérea, 17º Brigada, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Policia Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Companhia de Trânsito, e prefeituras do interior do Estado. O curso será realizado das 8h às 18h, no Auditório do Sebrae em Porto Velho. O pré-requisito para participar da capacitação é que os técnicos tenham feito antes o Curso Operacional de Defesa Civil (CODC).
O ministrante do curso será da Secretária Nacional de Defesa Civil, Kléber Landim de Almeida.