Jaru é sede do 1º Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais, na sua 3ª fase

Jaru é sede do 1º Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais, na sua 3ª fase

Jaru é sede do 1º Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais, na sua 3ª fase

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A exemplo do que ocorreu no dia 10 em Porto Velho e nos dias 16 e 17 de outubro em Ariquemes, a cidade de Jaru também foi sede do I Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais do Estado de Rondônia, 3ª fase.  A 1ª e 2ª fases foram as realizadas, respectivamente, na capital e Ariquemes.
 
Em Jaru, o evento teve início às 08h00 desta terça-feira (21) e se estenderá até a quarta-feira (22) no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Capitão Sílvio de Farias, localizada à Rua Florianópolis, no centro da cidade.  
 
Na manhã do primeiro dia houve reunião com participantes do encontro, quando foi apresentada a temática "Educação e Gestão" proferida pela secretária de Estado da Educação, professora Marli Cahulla, seguida da explanação da coordenadora pedagógica Irany Freire Bento falando sobre "Competência da Coordenação Administrativa Pedagógica" (CAP).
 
 À tarde de terça-feira (21) foi reservada ao atendimento de diretores e representantes de ensino, com o chamado gabinete itinerante, quando a secretária faz, em qualquer parte do Estado, um atendimento completo, como se estivesse na sede da Seduc em Porto Velho. Na quarta-feira (22), durante todo o dia, a professora Marli estará visitando as escolas da Representação de Ensino de Jaru.      
 
O encontro de gestores tem o comando da secretária estadual de Educação, professora Marli Cahulla e conta com a participação de técnicos da Seduc. Além da secretária, também participaram pela Seduc, a coordenadora Irany Freire Bento, os assessores Daniel Diogo e professor Jose Carlos Paim. A reunião foi  prestigiada ainda por Regina Maria Jacaúna Mendonça, representante de ensino de Jaru, técnicos da REN local, Silvio Pereira, secretario regional de governo, professora Laudeci Pereira dos Santos, representante de ensino de Vale do Anari, além de outras autoridades ligadas à educação.
 
Ao proferir sua palestra destacando o tema "Educação e Gestão" a secretária Marli Cahulla analisou que é preciso promover a integração entre as Secretarias Regionais e as Representações de Ensino sob sua jurisdição. "Desta forma será criada oportunidade para um trabalho em equipe vislumbrando as competências e habilidades de todos que fazem a educação, levando ao ensino de qualidade com significativa aprendizagem dos estudantes.
 
 “Buscamos a reflexão sobre o papel dos gestores escolares na articulação e liderança das ações realizadas no âmbito escolar bem como na implementação das políticas públicas para a educação", explicou a secretária. A professora Marli Cahulla explicou ainda que, de um bom gestor exige-se visão global, conhecimento do projeto pedagógico, setor financeiro, ser conciliador e que ele saiba liderar com postura firme e ao mesmo tempo democrática. O gestor preparado deve estar inteirado ainda sobre gestão de espaço, questões legais, interagir com a comunidade, com a Seduc e ser eficiente nas relações interpessoais com professores e familiares de alunos. "Precisamos refletir sobre nosso trabalho de gestores, ter bom relacionamento com a equipe, já que o bom gestor é o centro da organização e do processo administrativo, levando á tomada de decisões, buscando alternativas e soluções, não se acomodando diante das dificuldades encontradas em nossas escolas", esclareceu a professora Marli Cahulla.
 
O evento proporcionou ao público mais três palestras. Competência da Coordenação Administrativa Pedagógica foi o tema apresentado pela professora Irany Freire Bento, coordenadora administrativa Pedagógica CAP-Seduc, observando ser preciso "criar estratégias administrativas e pedagógicas para superação de problemas diagnosticados". A técnica Kátia Cilene do Nascimento Siqueira, do Núcleo de Convênios e Prestação de Contas (NCPC) falou sobre prestação de contas das escolas, e Rita Rios, chefe do Núcleo de Recursos Humanos, abordou o tema Enquadramento de Pessoal – Lei 420, de 2008 e Progressão Funcional de Professores.
 
Ficou claro na reunião que o planejamento coletivo da equipe gestora é de importância fundamental para o sucesso das ações escolares. Foram descritas as competências do diretor, vice-diretor, supervisor e secretário escolar. Atenção especial aos estímulos de posturas éticas, que estejam comprometidas com a educação e com a função desempenhada, foi outro tópico que mereceu a atenção dos palestrantes.
 
Além de Jaru, tomaram parte na reunião representantes dos municípios de Vale do Anari, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Machadinho D'Oeste e os distritos de Colina Verde, Santa Cruz da Serra, Bom Jesus, Tarilândia e Quinto BEC. O público alvo foi formado pelas Representações de Ensino (representantes, coordenadores pedagógicos e administrativos) e pelas escolas (diretores, vice-diretores, supervisores e secretários escolares).
 
Nesta quarta-feira (22) a secretária Marli Cahulla vai visitar as escolas da Representação de Ensino de Jaru.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS