Até o próximo mês de outubro, será realizada a eleição dos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O anúncio foi feito na tarde do último domingo pela secretária de Assistência Social do Estado, Tânia Pires, ao discursar na solenidade do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência realizada no Espaço Alternativo.
Segundo ela, o governador Ivo Cassol assinou no último mês de julho, o decreto criando o colegiado que reunirá representantes de instituições defensora dos interesses das pessoas com deficiência no Estado de Rondônia. “Já foi aprovado na Assembléia Legislativa, sancionado pelo governador Ivo Cassol e agora vamos marcar a eleição e posteriormente a posse da diretoria”, adiantou a titular da Seas.
Com a instituição do Conselho, a política estadual das pessoas com deficiência será fortalecida, tendo em vista que todos os seus direitos serão defendidos coletivamente. De acordo com o coordenador estadual da Política voltada para as pessoas com deficiência, Daniel Alves, o conselho é uma antiga reivindicação. “Desde o ano passado que estamos realizando articulação para alcançarmos essa conquista”, lembrou Daniel que atua na Secretaria de Assistência Social do Estado.
Para ele, 2008, está sendo um ano importante para as pessoas com deficiência porque Rondônia teve uma importante representação nacional durante a aprovação da utilização de células tronco aprovado no Superior Tribunal Federal e na Câmara dos Deputados. “Outro marco foi a aprovação da convenção internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, que no Brasil recebeu status de emenda constitucional”, observou ele, enfatizando que a Década das Américas ( 2006 – 2016 ) também é um significativo acordo, o qual viabilizar mais conquistas nessa causa.