Alunos conhecem trabalho de pesquisa florestal por meio de teatro de fantoches

Alunos conhecem trabalho de pesquisa florestal por meio de teatro de fantoches

Alunos conhecem trabalho de pesquisa florestal por meio de teatro de fantoches

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alunos da 5ª e da 6ª do ensino fundamental da Escola Aurélio Buarque conheceram pesquisas da Embrapa na área florestal por meio da peça de teatro de fantoches “O mundo encantado da floresta”. Os personagens bicho-preguiça, a avó Piedade e o lenhador Severino mostraram por que as pessoas devem preservar a floresta. A peça foi apresentada no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d´Oeste/RO, na semana passada, com a participação de cem alunos. Durante a conversa dos personagens foram apresentadas as árvores em forma de desenho, criados pela produtora visual da Embrapa Rondônia, Itacy Duarte.
 Estas apresentações fazem parte do Programa Embrapa & Escola, que visa uma maior aproximação da pesquisa com a comunidade em geral e, particularmente levar informações ao público infanto-juvenil, na perspectiva de que tais informações atinjam o meio familiar, e, por conseguinte a sociedade.
 Dulcinéa Conceição, coordenadora do Programa Embrapa & Escola em Rondônia, e autora desta peça, explica que a escolha, por apresentar as ações da Empresa utilizando os fantoches, desperta o momento do sonho, do lúdico dentro da realidade, não prejudicando a seriedade do tema tratado, ao contrário, estimula o interesse por parte do público a temas complexos.  Para escrever esta peça, a autora se inspirou na frase “não se pede ao contador um pedaço da vida cotidiana, mas um grande pedaço de sonho...” de Henri Vernenil.  Com os fantoches, salienta Dulcinéa, o estudante interage com os personagens, buscando a interatividade entre eles, fazendo com que haja um melhor entendimento das ações de pesquisa. A proposta de apresentações usando a técnica dos fantoches visadivulgar a informação científica de modo a tornar seu conteúdo conhecido e acessível a este público. Levar ciência ao conhecimento de estudantes é um desafio que a equipe de comunicação da Embrapa Rondônia experimenta, visando ampliar e melhorar a qualidade da divulgação científica no País, enfatiza Dulcinéa.
 Além de assistir ao teatro, os estudantes pintaram e preencheram caça-palavras com os temas apresentados pelos personagens, escutaram as lendas do Mapinguari e do Curupira, participaram da dinâmica “conhecendo a minha floresta”  e puderam observar na trilha as árvores nativas que fazem parte de experimentos da Embrapa. Estas apresentações foram preparadas dentro das ações do Projeto “Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)”, conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS