Alunos da 5ª e da 6ª do ensino fundamental da Escola Aurélio Buarque conheceram pesquisas da Embrapa na área florestal por meio da peça de teatro de fantoches “O mundo encantado da floresta”. Os personagens bicho-preguiça, a avó Piedade e o lenhador Severino mostraram por que as pessoas devem preservar a floresta. A peça foi apresentada no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d´Oeste/RO, na semana passada, com a participação de cem alunos. Durante a conversa dos personagens foram apresentadas as árvores em forma de desenho, criados pela produtora visual da Embrapa Rondônia, Itacy Duarte.
Estas apresentações fazem parte do Programa Embrapa & Escola, que visa uma maior aproximação da pesquisa com a comunidade em geral e, particularmente levar informações ao público infanto-juvenil, na perspectiva de que tais informações atinjam o meio familiar, e, por conseguinte a sociedade.
Dulcinéa Conceição, coordenadora do Programa Embrapa & Escola em Rondônia, e autora desta peça, explica que a escolha, por apresentar as ações da Empresa utilizando os fantoches, desperta o momento do sonho, do lúdico dentro da realidade, não prejudicando a seriedade do tema tratado, ao contrário, estimula o interesse por parte do público a temas complexos. Para escrever esta peça, a autora se inspirou na frase “não se pede ao contador um pedaço da vida cotidiana, mas um grande pedaço de sonho...” de Henri Vernenil. Com os fantoches, salienta Dulcinéa, o estudante interage com os personagens, buscando a interatividade entre eles, fazendo com que haja um melhor entendimento das ações de pesquisa. A proposta de apresentações usando a técnica dos fantoches visadivulgar a informação científica de modo a tornar seu conteúdo conhecido e acessível a este público. Levar ciência ao conhecimento de estudantes é um desafio que a equipe de comunicação da Embrapa Rondônia experimenta, visando ampliar e melhorar a qualidade da divulgação científica no País, enfatiza Dulcinéa.
Além de assistir ao teatro, os estudantes pintaram e preencheram caça-palavras com os temas apresentados pelos personagens, escutaram as lendas do Mapinguari e do Curupira, participaram da dinâmica “conhecendo a minha floresta” e puderam observar na trilha as árvores nativas que fazem parte de experimentos da Embrapa. Estas apresentações foram preparadas dentro das ações do Projeto “Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)”, conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7.