Energia Sustentável do Brasil lança usinas hidreletricas de Jirau em Porto Velho

Energia Sustentável do Brasil lança usinas hidreletricas de Jirau em Porto Velho

Energia Sustentável do Brasil lança usinas hidreletricas de Jirau em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Energia sustentável do Brasil S.A. apresentou nesta quarta-feira (27) o projeto da Usina Hidrelétrica de Jirau para as autoridades de Estado de Rondônia e a imprensa, durante  almoço de lançamento das obras, em Porto Velho.

A usina de Jirau foi leiloada em 19 de maio, em Brasília, pelo preço final de R$ 71,37 por megawatt-hora, sendo a Energia Sustentável do Brasil S.A. vencedora responsável por essa obra considerando uma das maiores já realizadas no País.
O contrato de concessão da obra foi assinado no dia 12 de agosto no Palácio do Planalto dando outrora para a construção da UHE Jirau, que terá capacidade instalada de 3.300 Megawatts (MW) e assegurada de 1.975,3 MW médios, suficiente para abastecer quase 10 milhões de casas. 

A Energia Sustentável apresentou um projeto inovador e surpreendente, alicerçando no objetivo de fornecer energia barata, em menos tempo e com menor impacto ambiental. O projeto considera os princípios de desenvolvimento sustentável como base para a construção da Usina o que vai permitir levar desenvolvimento para a região, buscar meios para melhorar a vida dos cidadãos e preservar o meio ambiente.

O início da obra está previsto ainda para este ano e permitirá a geração de energia em 2011. Para a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Estado de Rondônia, cerca de 135 Km da cidade de Porto Velho,serão investidos R$ 9 bilhões,em 60 meses de trabalho e gerados mais de 12 mil empregos diretos e 30 mil indiretos,com amplo aproveitamento de mão-de-obra local. 

A Energia Sustentável do Brasil S.A. é formada pelas empresas Suez Energy South America e Participações Ltda.(50,1%);Camargo Corrêa Investimentos em Infra-Estrutura S.A.(9,9%);Eletrosul Centrais S.A. (20%) e Companhia Hidro Elétrica de São Francisco-Chesf (20%).

Desenvolvimento Social 

A Energia Sustentável do Brasil está criando o programa “Energia Social”de realocação das famílias localizadas nas áreas urbanas sob influência do projeto.O objetivo do projeto é garantir as condições necessárias para que as famílias possam dar continuidade as suas atividades econômicas,sociais e culturais.A ESBR manterá um constante diálogo com a comunidade,criando uma relação de transparência para a definição de critérios justos e claros, preservando o bem-estar,as relações sociais e os interesses das famílias da região.

Uma das novidades desse projeto é a construção de uma nova sede para o distrito de Mutum-Paraná.A nova sede trará mais qualidade de vida para a população,com uma infra-estrutura urbana atualizada e em pleno funcionamento.Novas escolas,novos postos de saúde modernos e equipados,mais segurança,saneamento básico bem distribuídos,mais empregos,mais recursos e crescimentos da economia regional.Com a Usina,outra atividade econômica será turbinada:o turismo.A Energia Sustentável do Brasil vai incentivar a atividade turística na área de influência do empreendimento,criando condições para a implantação de novos locais de recreação e lazer. 

A criação de novos empregos será um importante beneficio a população local. Serão mais de12 mil empregados diretos e 30 mil indiretos. Capacitar à população da região a faz parte do projeto Energia Sustentável do Brasil. A idéia não é apenas contratar a mão-de-obra local, mas qualificar os trabalhadores para que contribuam com o sucesso do empreendimento. A meta é preparar 9 mil trabalhadores em parceria com o SESI/SENAI local.As empresas locais também terão um programa especifico de capacitação para impulsionar a economia do Estado.

Após o inicio da operação da Usina, o município de Porto Velho, o estado de Rondônia e a União terão mais uma importante fonte de recursos, em virtude da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos. Estes recursos serão usados pelas prefeituras e pelo governo do Estado em obras e serviços para cidadão.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS