Notícias da Região - Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da Região - Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da Região - Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

ACRE

Fazendeiros compram gado furtado

Seis fazendeiros e um leiloeiro foram interrogados pelo delegado José Alves dos Santos (3ª Regional, Sobral) e podem ser indiciados por receptação de gado furtado. A pena pode chegar a oito anos de prisão.

Todos estão ligados indiretamente ao megaestelionatário Wesley Batista de Souza, preso no mês passado depois de aplicar golpes de milhões de reais na capital, especialmente, contra fazendeiros das Estradas Transacreana, Quixadá, Porto Acre e Bujari.

O espertalhão comprava até casa pegando fogo e pagava com cheques sem fundos. Somente de uma pecuarista do Seringal Belo Horizonte, no Riozinho do Rola, ele teria levado quase 300 reses, vendendo-as a pecuaristas da Estrada de Boca do Acre, BR-364.

O delegado José Alves dos Santos fez questão de esclarecer que por enquanto nenhuma pessoa que comprou o gado, obtido pelo estelionatário, foi indiciada por receptação, pois a compra aparentemente foi legal.

É que Wesley comprava o gado para posterior pagamento, pagava com um cheque sem fundos e, em seguida, vendia-o legalmente por meio de um leilão feito por um leiloeiro profissional que também foi chamado a depor.

Por enquanto, a polícia apreendeu quase 200 reses, que permanecerão nas respectivas propriedades onde estão, porque somente a Justiça poderá determinar a devolução dos animais e optar pelo indiciamento dos fazendeiros por crime de receptação.

Fonte: jornalatribuna

Amazonas

Polícia Federal promete fortalecer ações na Amazônia

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Corrêa, afirmou, ontem (05), que a instituição aumentará o efetivo para fortalecer as ações na região Amazônica, considerada prioridade no País. “A partir de dezembro, todos os formandos da Academia Nacional de Polícia, em Brasília, serão designados para as fronteiras na Amazônia, prioritariamente. E quem diz onde está a maior demanda dentro do Estado é a superintendência”, disse. A informação é do Diário do Amazonas.

Em visita a Manaus, onde inaugurou a sala da PF no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona Oeste, Luiz Fernando informou que, após dez meses de gestão, a instituição começa a implantar as ações planejadas durante processo interno administrativo. Segundo ele, a proposta da PF é atuar também agregando servidores de outros órgãos federais. Ele não soube informar quanto será o gasto com o aumento de efetivo na região.

O superintendente regional da PF, Sérgio Lúcio Fontes, também não soube precisar o efetivo atual da instituição, nem o número de acadêmicos que devem atuar na região. “Nós não sabemos nem quantos foram matriculados, mas o diretor-geral assumiu esse compromisso e já tem demonstrado essa intenção. Hoje nós estamos bem de peritos criminais, de delegados de Polícia Federal e precisamos apenas aumentar o número de agentes e escrivãos, para podermos dar mais mobilidade às ações”.

Fonte: portalamazonia.com

Roraima

Índia é estuprada e mantida em cárcere

A Polícia Civil está investigando um caso de estupro contra uma adolescente indígena de 16 anos da etnia Macuxi que morava no Município de Uiramutã. A jovem ficou cerca de 24 horas em poder de três homens desconhecidos, quando foi submetida a sessões de abusos sexuais com o uso de violência.

Ela ainda foi obrigada a usar drogas junto com eles. O caso só foi descoberto na segunda-feira à noite, depois que a vítima conseguiu fugir de uma chácara para onde os agressores a levaram. Após vagar sem saber onde estava, ela foi encontrada por uma guarnição da Polícia Militar.

A jovem contou aos PMs o que tinha ocorrido. Os policiais a colocaram na viatura e realizaram diligências no sentido de chegar à chácara de onde ela tinha fugido, mas a adolescente não soube informar o caminho exato. Depois de algum tempo procurando sem êxito, os militares levaram a indígena para a Delegacia de Defesa da Mulher, onde ela foi atendida pela delegada plantonista Ednéia Chagas.

V.R.S. prestou termo de declaração e contou em detalhes como tudo aconteceu. Ela está em Boa Vista há cerca de três meses morando na casa de uma tia, no bairro Senador Hélio Campos. No domingo, por volta das 16 horas, ela saiu de casa para ir a uma igreja evangélica no bairro, onde permaneceu por várias horas. Já à noite, quando retornava da igreja, a adolescente parou em um bar próximo e nesse local conheceu um dos seus agressores.

O desconhecido conseguiu convencê-la a sair com ele em uma moto. De lá o homem parou em outro bar e se juntou aos outros dois estupradores. Estes últimos estavam armados com arma de fogo e faca. Ela foi levada para uma casa cercada por um muro em um local afastado e ali começou a ser abusada sexualmente após sofrer ameaças, agressões e ser amarrada pelos pés e mãos.

Os três desconhecidos saíram depois e a deixaram amarrada e trancada dentro da casa. Segunda-feira pela manhã, eles retornaram e mais uma vez a violentaram sexualmente e obrigaram a usar drogas. Mais uma vez eles saíram e retornaram à noite, ocasião em que a levaram para uma chácara e nesse local voltou a ser estuprada. Os maníacos a deixaram sozinha outra vez, porém desta vez ela conseguiu se libertar e fugiu do local.

“Ela apresentava hematomas pelo corpo devido à violência que sofreu e, após prestar as declarações, a encaminhei para fazer exame de conjunção carnal e de corpo delito no IML [Instituto de Medicina Lega]”, explicou a delegada.

A jovem ainda seria encaminhada à maternidade para tomar a pílula do dia seguinte - que previne uma possível gravidez indesejada. Também para tomar medicação que previne doenças sexualmente transmissíveis. Por último, seria levada para o programa Sentinela para receber atendimento psicológico. 

Os estupradores poderão responder por crimes de estupro e cárcere privado. A delegada informou que, por se ratar de crime contra adolescente, o caso seria repassado ao NPCA (Núcleo de Proteção da Criança e do Adolescente).

Fonte: Folhabv

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS