O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou, na tarde desta sexta-feira (27), em Brasília, a criação de uma bolsa de iniciação à docência, nos moldes da bolsa de iniciação científica, para graduandos.
A bolsa será concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o ministro, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) será oferecido a partir de 2008.
A idéia de criar a nova modalidade de bolsas surgiu das críticas e sugestões feitas pela população ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é dar atenção especial à formação dos futuros professores. Segundo o ministro, a concessão de bolsas sempre esteve voltada para a educação científica e para a pós-graduação, e não assistia a formação para a educação básica.
Haddad ressaltou que o programa de bolsas precisa ser implantado para áreas onde há carência de licenciados, como química, física, matemática e biologia. Ele informou que a medida não vai fazer parte do PDE, mas será complementar ao plano.
O ministro discutiu ações relacionadas à educação superior com cerca de 200 reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior do país durante o seminário sobre o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).