Neste domingo (22), em meio a discussão sobre os valores da terra e da água, na 8ª Romaria da Terra e das Águas em Ji-Paraná (RO) um incêndio destruiu um sítio de 12 alqueires na área rural da cidade. Por volta da uma hora da tarde o Corpo de Bombeiros foi acionado pelos proprietários que foram avisados por visinhos. Élson Queiroz, dono do sítio, mora na cidade com a família e trabalha no seu sítio. O local fica a dois quilômetros do município, na região do bairro Parque São Pedro.
Suspeita-se de um incêndio criminoso, não há indícios mas o caso será registrado no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Ji-Paraná.
No local havia 44 cabeças de gado, todos foram isolados do fogo com ajuda de visinhos. Esta é a primeira vez que acontece esse tipo de acidente na propriedade. Para Élson Queiroz a dificuldade agora é provar que o incêndio foi criminoso e que não foi causado por ele. "Tenho um colega que foi registrar ocorrência no IBAMA porque um menino colocou fogo no sítio dele. O pessoal lá não acreditou e falou que era ele que tinha queimado. Mas é difícil, como a gente vai querer destruir o que é nosso sustento? É muito triste ver o que é da gente pegando fogo assim", finalizou.
O Corpo de Bombeiros chegou 15 minutos depois da solicitação. O caminhão entrou no pasto depois de cortarem a cerca e chegou perto do fogo. "A maior dificuldade é a fumaça, está ventando muito, além de não ver nada sufoca a gente", disse um dos bombeiros tentando apagar um pouco das chamas que já destruía praticamente toda a área.
Conseqüências das Queimadas
Além dos danos ambientais, os prejuízos com o fogo alcançam cifras que sensibilizam não só os ambientalistas, mas proprietários e governo. Anualmente perdem-se US$ 100 milhões com pasto danificado pelas queimadas.
Na Região Amazônica vivem mais de 600 mil famílias que plantam usando o sistema de corte e queima de vegetação, mas o fogo se transforma em problema quando ocorrem as queimadas acidentais. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) mostrou que metade dos incêndios é provocada por queimadas acidentais.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Fonoaudiologia da São Lucas tem trabalhos aprovados para Congresso Internacional
*
Ação de Saúde atende presos da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo em Porto Velho