Para evitar as falsificações em passaporte, a Polícia Federal lança nesta sexta (20), o novo modelo do documento. As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO).
O novo passaporte contém dezesseis itens de segurança elaborados com a mais moderna tecnologia de proteção de documentos, que tornarão praticamente inviáveis a sua falsificação e adulteração.
A partir de agora, os dados serão preenchidos e enviados via Internet, na página www.dpf.gov.br (após entrar no site clicar no link de passaportes), diminuindo assim a burocracia e o deslocamento para as delegacias da Polícia Federal; a foto será tirada nas próprias delegacias e o prazo de entrega será no máximo 6 dias úteis contando a partir do momento que finaliza o cadastro na sede da PF.
Em função da aplicação da nova tecnologia que aumenta a segurança e a facilidade de aquisição do documento, podemos destacar também a mudança da taxa para emissão de passaportes, que era R$ 89,71 (oitenta e nove reais e setenta e um centavos), passa para R$ 156,07 (cento e cinqüenta e seis reais e sete centavos), ressalvando ainda que a taxa brasileira é considerada uma das mais baixas do mundo.
Informações adicionais, poderão ser obtidas na página da Polícia Federal www.dpf.gov.br