Novas técnicas para melhorar a produção de agroindústrias são discutidas em seminário

Novas técnicas para melhorar a produção de agroindústrias são discutidas em seminário

Novas técnicas para melhorar a produção de agroindústrias são discutidas em seminário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de duzentas pessoas participam do 1° Seminário de Inspeção e Vigilância Sanitária em Agroindústria Familiar que começou nessas nesta terça-feira, no auditório da sede social do Sintero, em Porto Velho. Estiveram presentes representantes da Emater, Crea, Fetagro e da Secretaria Estadual de Agricultura, Produção Econômica e Social (Seapes), técnicos do Idaron e Agevisa, e também dos ministérios da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeitos e vereadores de vários municípios e ainda produtores rurais que atuam no setor de Agroindústria Familiar em Rondônia. A intenção da coordenação do seminário é abrir uma ampla discussão sobre as adequações das legislações dos municípios e do estado, conforme as normas da legislação federal, para atender ao programa de verticalização da produção agroindustrial, para que os próprios municípios possam implantar seus sistemas de inspeção e vigilância sanitária, o que dará a garantia do acesso de produtos locais ao mercado rondoniense, principalmente com o advento da construção das Hidrelétricas no rio Madeira, quando haverá o aumento da população e a procura pelos produtos. O coordenador do seminário e engenheiro agrônomo da Seapes, Haroldo Santos, falou sobre a importância das exigências da inspeção sanitária, onde as regras devem ser cumpridas e cada município precisa estar adequado à legislação. “A maioria dos prefeitos têm medo da inspeção e vigilância sanitária, mas esquecem que isso pode gerar emprego e renda. Só em Porto Velho cerca de R$ 50 milhões que poderiam ser destinados a agroindústria familiar, estão sem circulação e isso precisa mudar. Precisamos utilizar os mecanismos disponíveis para que os produtores da agricultura familiar se organizem e vendam com lucro seus produtos, driblando a concorrência e atendendo às exigências da legislação sanitária e ambiental”, finaliza Haroldo Santos. Polpa de frutas, doces e geléias, queijos, pamonhas e farinhas são hoje os principais produtos da pauta da agroindústria familiar em Rondônia. As dificuldades para o crescimento destas atividades e as soluções que estão ao alcance dos produtores serão tratadas durante o evento desta semana na capital
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS