A Faculdade São Lucas reuniu gerentes de departamentos e de núcleos do setor administrativo e coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação em um treinamento ao ar livre realizado no dia 23 de maio no Parque das Águas, localizado no quilômetro 11 da rodovia 364, sentido Acre. Numa iniciativa coordenada pelo Departamento de Talentos Humanos, o treinamento foi realizado das 8h às 14h com várias atividades desenvolvidas pelos participantes. A proposta, segundo a psicóloga Renata Campana, do DTH da São Lucas, foi proporcionar aos gerentes e coordenadores de cursos um momento diferente, incluindo a experiência física para a superação de limites e trabalhar no sentido de lidar com questões de tolerância. “O treinamento possibilitou que os participantes lidassem com pessoas com as quais não vivenciam costumeiramente o cotidiano, sentindo a real necessidade de se ajudar para superar os obstáculos que surgiam durante o cumprimento de tarefas”, salientou a psicóloga.
O treinamento envolveu a participação de mais de 30 gerentes e coordenadores, que contaram com o suporte de uma equipe de 15 colaboradores. Todos foram acompanhados e orientados pelo professor Flávio Terassini, biólogo e pesquisador da São Lucas, durante um passeio por trilhas existentes no Parque das Águas. Em seguida, divididos em grupos, os participantes receberam tarefas para serem cumpridas dentro da área ambiental do Parque. “Cada tarefa incluía objetivos relacionados ao cotidiano, dentre os quais a necessidade de trabalho em equipe para a obtenção de melhores resultados”, disse Renata Campana. Um dos pontos mais importantes, de acordo com a psicóloga, é que todos tiveram a oportunidade de expor as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia e trocar experiências com representantes dos demais setores da Instituição.
De acordo com o professor Roosevelt Moldes, gerente do Núcleo de Eventos e Cerimonial, o treinamento foi importante porque deu oportunidade aos participantes de trabalharem a interação e a integração. “Aprendemos muito porque as atividades desenvolvidas colocaram-nos em situações que envolviam a parte humana, além de ter proporcionado a chance de conhecimento e troca de experiência”, enfatizou. “A gincana realizada entre os participantes serviu para mostrar que a busca por resultados não é tão relevante quanto o trabalho em equipe”, acrescentou o gerente do NEC.
Na opinião de Wilson Koharata, gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico da São Lucas, as atividades foram focadas na busca de solução para as provas com base na ação conjunta das equipes. “União e participação foram dois fatores de destaque durante o treinamento, principalmente porque a manifestação de apoio entre os participantes foi marcante, numa grande demonstração de solidariedade”, acentuou. Koharata mencionou que os grupos estavam coesos em torno dos objetivos. “Todos queriam acertar, mas a ajuda mútua foi fundamental para que os resultados fossem alcançados. O treinamento foi elaborado com muita inteligência, deixando um gostinho de quero mais”, disse o gerente do NDT. O gerente do Núcleo de Comunicação, Ricardo Sena, também considerou a iniciativa importante para a maior integração entre os setores da instituição, salientando a dinâmica das atividades. “O foco estava na intenção dos grupos, nos quais a ajuda mútua foi primordial para que os objetivos fossem atingidos. Importante dizer que o espírito de união prevaleceu durante o treinamento”, completou. Uma equipe do Corpo de Bombeiros acompanhou o treinamento.