Acadêmicos de Educação Física da Metropolitana promovem atividades com alunos especiais
Na última sexta-feira, 1º de junho, alunos do Centro de Ensino Especial professor Abnael Machado de Lima participaram das atividades do projeto “A eficiência do deficiente na recreação”, promovidas por acadêmicos do 6º período de Educação Física da Faculdade Metropolitana.
As atividades, coordenadas pelos professores Daniel de Souza - da disciplina “Portadores de necessidades especiais”, e Cleidimara Alves, da disciplina “Organização e elaboração de eventos” -, foram realizadas das 14h00 às 17h30 na quadra poliesportiva da Instituição.
O vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Aparício Carvalho foi convidado para fazer a abertura do evento e também para dar às boas vindas aos alunos especiais que ali estavam para participar das atividades de recreação preparadas pelos acadêmicos. Aparício Carvalho parabenizou os professores e acadêmicos envolvidos na realização do projeto.
A diretora do Centro de Ensino Especial, professora Socorro Magalhães, que também leciona na FIMCA participou o evento e declarou na ocasião que o Centro atende quase duzentos alunos com as mais diversas deficiências: mental, visual, auditiva e também de deficiências múltiplas, ou seja, o conjunto dessas deficiências citadas em uma só pessoa.
Professora Socorro parabenizou a iniciativa dos acadêmicos do sexto período de Educação Física da Metropolitana. “Pois o que eles fazem é o verdadeiro trabalho de inclusão social”. Socorro que questão de mencionar o atendimento prestado pelos acadêmicos do Curso de Odontologia da FIMCA, que segundo ela, “foram a fundo e aprendendo Libras, a linguagem brasileira de sinais para prestarem atendimento para nossos alunos especiais”.
Segundo o professor Daniel de Souza, “o projeto é uma iniciativa dos acadêmicos do sexto período de Educação Física, e visa desenvolver todas as práticas que teorizávamos em sala de aula, sendo que agora eles têm a oportunidade de transformar este projeto em realidade e proporcionando aos acadêmicos o contato com estes alunos especiais, como afirma o nome do projeto, toda deficiência tem sua eficiência, e eles mostram isso participando de todas as atividades propostas”.
De acordo com professor Daniel de Souza “o projeto vem sendo feito com todas as turmas de sexto período por conta da disciplina Educação Física para portadores de necessidades especiais e todos os semestres estas atividades vêm sendo realizadas”
A professora Cleidimara Alves enfatizou que o projeto evento teve o intuito de trazer alunos especiais para participarem de atividades recreativas promovidas pelos acadêmicos na quadra da Faculdade.
Dança, pinturas, fantoche, recreação livre, cama elástica, e ainda distribuição de lanche foram algumas das atividades desenvolvidas com a participação desses alunos especiais, ao mesmo tempo em que os acadêmicos foram avaliados pelo professor Daniel de Souza na parte da execução de atividades para esta clientela.