Diabetes e obesidade são fatores de risco para a insuficiência cardíaca, sendo essencial que se faça exames para que sejam diagnosticadas as alterações metabólicas, sobretudo com a avaliação do risco global de doença vascular. A observação foi feita pela professora Jacqueline Carvalho Peixoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao ministrar o módulo “Síndrome Metabólica” aos alunos da segunda turma do Curso de Especialização em Nutrição Clínica que está sendo oferecido pelo Departamento de Pós-Graduação da Faculdade São Lucas.
Docente da Universidade Castelo Branco, com Mestrado em Ciência da Motricidade Humana e Especialização em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva, Jacqueline Carvalho Peixoto destacou a melhoria contínua das condições de vida e saúde verificada em decorrência dos progressos nas áreas política, econômica, social e ambiental e dos avanços da saúde pública alcançados nos últimos anos. A professora salientou que, embora já suficientemente demonstrado que as condições de vida afetam a saúde, a problemática da situação sanitária brasileira imputa ao setor de saúde o enfrentamento de inúmeros desafios, dentre os quais as doenças do aparelho circulatório.
Conforme alerta feito durante o módulo “Síndrome Metabólica”, Jacqueline Carvalho Peixoto observou que as doenças do aparelho circulatório abrangem um grupo de entidades nosológicas representadas principalmente pelas doenças cardiovasculares (DCVs), dentre as quais as doenças arteriais coronarianas (DACs) ou doenças coronarianas e a doença isquêmica cardíaca (DIC). “Essas doenças assumem os maiores indicadores de morbidade e mortalidade proporcional comprometedores da saúde, com as doenças do aparelho circulatório atingindo percentual de 30%”, assinalou. “A Síndrome Metabólica é muito grave e merece atenção especial, principalmente em termos preventivos”, concluiu a especialista.
O Curso de Especialização em Nutrição Clínica é realizado pela Faculdade São Lucas, em parceria com Núcleo de Excelência em Nutrição, visando atender profissionais da área de Nutrição e contribuir para aprofundar e atualizar conhecimentos sobre a Ciência da Nutrição no que diz respeito à conduta prática, com atuais pesquisas na área.