O papa Bento XVI escolheu o novo bispo para a Diocese de Ji-Paraná, o religioso italiano Bruno Pedron (
foto), do clero de Pádua (norte da Itália), que atualmente é bispo de Jardim, no Mato Grosso do Sul. Pedron irá ocupar o cargo de Dom Antonio Possamai, que resignou, tendo atingido mais de 75 anos, idade limite para o exercício do cargo. Possamai foi ordenado bispo em 1983, na cidade de Ascurra, em Santa Catarina.
Com 78 anos de idade e 24 deles à frente da Diocese, D. Antonio Possamai colocou o cargo à disposição ao Papa em 2004, cinco meses depois o pedido foi aceito, porém o Vaticano pediu para que o bispo permanecesse mais um ano à frente da Diocese. E, há 16 dias atrás foi publicado o pedido de renúncia, sendo divulgado oficialmente na manhã de ontem..
Dom Antonio Possamai recebeu o pedido com alegria e fez uma avaliação deste período. “Cheguei aqui no auge da imigração, com cerca de 200 mil pessoas. Me sensibilizei em recebê-los e ajudei no processo de assentamento destas famílias. Mas infelizmente muitos não encontraram o ‘novo Eldorado’ prometido”, disse.
Dos momentos mais dolorosos, D. Antonio destacou o assassinato do padre Ezequiel Ramin, em 1988, que lutou pelas causas sociais. Ver a morte de muitas famílias, vítimas de doenças como malária, febre amarela, o processo de desmatamento e a falta de estradas no campo, foram aspectos difíceis para o bispo conviver com estes problemas.
Com relação ao bispo que assumirá, Possamai disse que sente alegria, pois vem alguém mais novo que ele e com experiência de bispado.
A Diocese de Ji-Paraná abrange 28 municípios do Estado de Rondônia. São 19 paróquias, compreendendo de Jaru a Vilhena.
Posse
O novo bispo tem 62 anos e veio para o Brasil como missionário. Foi ordenado padre em abril de 1974, na Itália. Em 1999 foi ordenado bispo em Jardim, no Mato Grosso do Sul. A posse de D. Bruno está prevista para o dia 24 de junho, Festa de São João Batista. Mas, a data ainda deve ser confirmada pelo novo bispo.
Enquanto não acontece a posse, D. Antonio continua administrando ordinariamente a Diocese. Entretanto, durante o mês de maio deverá estar ausente, por causa da participação na Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e na 5ª Conferência em Aparecida.
D. Antônio recebeu vários convites para pastorear algumas paróquias, mas ainda não decidiu onde ficar.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Dom Antônio Possamai renuncia e deixa a Diocese de Ji-Paraná; nomeação de novo Bispo foi feita hoje