Após pedido de senador de RO, presidente do Congresso busca acordo para votação da PEC da Transposição
Líderes do DEM, PSDB, PTB e PV preparam um documento para pedir a inclusão na pauta de votações da Câmara dos Deputados da PEC 483/05, que inclui os servidores públicos civis e militares custeados pela União até 31 de dezembro de 1991 no quadro em extinção da Administração Federal do Ex-Território Federal de Rondônia. Os parlamentares ouviram os apelos do senador Expedito Júnior (PR/RO) que, incansavelmente, tem cobrado a votação da PEC da Transposição na Câmara.
Agora há pouco, durante a sessão do Congresso Nacional que analisa vetos presidenciais, Expedito Júnior comunicou ao presidente, Garibaldi Alves (PMDB/RN), o requerimento recém apresentado pelo líder do PR na Câmara, Luciano Castro, pedindo que a PEC seja incluída na Ordem do Dia da Casa.
Garibaldi não só disse que iria conversar pessoalmente com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), como entendeu ser justa a reivindicação do senador Expedito Júnior. Garibaldi apóia o pleito e considera injusto o que se fez com os servidores do ex-Território de Rondônia. "Senador Expedito, Vossa Excelência está certo. Eu vou conversar com o Presidente Arlindo Chinaglia ainda hoje para tentarmos um acordo para inclusão dessa matéria na ordem do dia da Câmara", disse o presidente do Congresso Nacional.
Ontem mesmo, em sessão no Senado, Expedito Júnior já havia cobrado a votação imediata da PEC da Transposição, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT/RO). “Não me interessa que o autor dessa PEC não seja eu! O que me interessa é levar o benefício aos servidores do meu Estado. E não vou deixar o Presidente e as Lideranças desta Casa sossegados. Todos os dias, praticamente, vou cobrar aqui a resolução dessa PEC, que já foi votada no Senado e precisa ser votada na Câmara”, afirmou o senador.