Agevisa fiscaliza prédio do Instituto Médico Legal de Rondônia atendendo determinação do MP - Confira fotos

Agevisa fiscaliza prédio do Instituto Médico Legal de Rondônia atendendo determinação do MP - Confira fotos

Agevisa fiscaliza prédio do Instituto Médico Legal de Rondônia atendendo determinação do MP - Confira fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quinta-feira (31) a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA) compareceu no Instituto Médico Legal para analisar as condições de higiene no local. A determinação foi da promotora de saúde do Ministério Público Estado (MP/RO), Emília Oiye, após denúncia do comissário da polícia civil, Pedro Marcelo, protocolada no dia 22/01. No total, 10 fiscais da Agência e dois servidores do Ministério Público (MP)acompanharam a inspeção, onde verificaram que a atual situação do IML é precária e sem a menor condição de prestar o serviço de forma eficiente a qual é encarregado. Foram encontradas pela fiscalização uma série de falhas na estrutura do prédio, como rachaduras nas paredes, acúmulo de lixo, mato alto, alagações sem qualquer tipo de escoamento e um delito grave, a exposição de dois corpos em estado de putrefação que se encontravam fora da sala de necropsia ou armazenado em geladeira, como deveria ser o procedimento correto. O técnico em necropsia, José Zetolis, disse à reportagem que há 18 anos trabalha no Instituto e desde que chegou, a situação sempre foi de precariedade. O administrador do IML, Fábio Amazonas, não quis dar entrevista e falou que não se pronunciaria a respeito da fiscalização que ocorria, pois, segundo ele, quem deve falar é o secretário de Saúde. O coordenador da fiscalização da AGEVISA que estava em ação no local, Clemente Cantanhêde, depois de analisar o local falou à reportagem. Ele esclareceu que a situação no Instituto é precária e conforme a análise dos fatos ali encontrados as reparações são antigas e para isso requer uma estratégia bem elaborada para sua melhoria. Clemente enfatizou: “O braço avançado da polícia civil está com graves problemas, ele está muito doente”. Segundo ele após a vistoria em todo o local será elaborado um relatório circunstanciado para que as autoridades hierárquicas tomem conhecimento, tais como Ministério Público – através da Promotoria de Saúde – e o diretor-geral da AGEVISA, Gilberto Mioto.
SEM CONDIÇÕES E LUVAS EMPRESTADAS
Francisco Xavier Parente, médico legista há 30 anos, trabalha há 28 anos no IML de Rondônia e clama por melhorias. Indignado o médico mostrou sua sala para a reportagem do Rondoniaovivo.com e as condições atuais que ele considera deploráveis. “Como um médico trabalha nestas condições?”, questionou Parente. Na janela de sua sala havia muito mato e o local se encontra em um ambiente climatizado. Francisco Parente comentou sobre os riscos de contrair alguma doença pela falta das mínimas condições de segurança higiênica. De acordo o legista até luva para ter o contato direto com os pacientes – que se dirigem àquele local em caso de lesão corporal ou violento atentado ao pudor - não possui, para suprir essa emergência é obrigado a pedir emprestado dos colegas do Hospital de Base.
MUDANÇAS
A reportagem do Rondoniaovivo.com em contato com o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESDEC), César Pizzano, foi informada de que a reforma dos imóveis que atendem os serviços da Segurança Pública, que comporta além do IML, as delegacias e Central de Polícia, já foi autorizado pelo governador Ivo Cassol em acordo com o projeto de reforma do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP). Em relação ao prédio do Instituto Médico Legal, Pizzano disse que nesse fim de semana deve ocorrer a mudança para um outro imóvel, enquanto a antiga edificação será demolida e reconstruída. Questionado se os serviços imprescindíveis que o Instituto realiza serão interrompidos nesse processo de mudança, o adjunto informou que não, que o procedimento de mudança ocorrerá de forma cuidadosa e gradual para que o operativo do IML não seja afetado nesse interim. SAIBA MAIS: Agente da polícia civil denuncia no Ministério Público instalações do IML, Central de Polícia e Departamento de Transportes DEOSP garante que projetos de reforma da Central de Polícia e IML foram aprovados pelo Tribunal de Contas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS