Ao abrir na manhã de hoje (terça-feira) o curso de capacitação aos Conceitos e Metodologia do Planejamento Estratégico da Secretaria (PES), destinado a secretários municipais de Educação, o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza (foto), pediu aos representantes dos municípios que incentivem os diretores a envolverem mais a comunidade nas escolas para inibir a presença de alunos armados e outras formas de violência. O curso, que acontece durante todo o dia no auditório da Fatec, em Porto Velho, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Seduc, por meio do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), programa ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
*Conforme o técnico do FNDE, Wilson Alves Pereira, que está ministrando o curso, a proposta é qualificar os participantes sobre o planejamento estratégico, com orientações de como devem proceder para melhorar a administração dos recursos recebidos. Segundo ele, além de Rondônia, outros 18 Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estão sendo contemplados com esta ação estratégica por serem considerados mais carentes, enquanto os do Sul e Sudeste serão beneficiados a partir de 2008.
*De acordo com a subgerente do FNDE em Rondônia, Juscely Martins, o evento visa o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos secretários municipais, sobretudo dando maior suporte às atividades ligadas aos produtos Fundescola, a exemplo do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Escola Ativa (que trata do atendimento às escolas multisseriadas da zona rural de 1ª a 4ª séries) e Gestão de Aprendizagem (Gestar).
*Para a gerente de Projetos Especiais da Seduc, Márcia Cassol, que também participou da abertura do evento, entre outros objetivos o Fundescola tem como eixo principal fortalecer as Secretarias de Educação por intermédio da qualificação de seus técnicos.
*“Peço que vocês aproveitem bem a aula do professor Wilson, já que as decisões da educação em 2007 terão como base esta reunião. É preciso detectar desde já o que é necessário fazer para obter mais recursos, e sem esquecer também de prestar contas do que foi aplicado”, orientou Lustoza, aproveitando para solicitar aos secretários municipais que procurem regularizar a situação junto à Seduc para poderem receber a quarta parcela do convênio para o transporte escolar.
*
VEJA TAMBÉM:
*
SEDUC qualifica secretários municipais nesta terça-feira
*
Prefeitura divulga gabarito do concurso nesta quarta