*Números revelam que a Justiça de 1º Grau em Rondônia, no período de janeiro a outubro deste ano de 2006, resolveu mais de 167 mil processos. Até o final deste ano se projeta a resolução de cerca de 195 mil processos. No ano anterior (2005), os casos resolvidos somaram 180.600. Comparando-se aos resultados obtidos no ano de 2005, a previsão indica que os números a serem alcançados no 1º Grau da Justiça Estadual neste ano de 2006, referentes a resolução de processos, devem ser superiores cerca de oito porcento em relação ao ano anterior, de acordo com dados fornecidos pela Corregedoria-Geral de Justiça.
*O elevado índice de processos resolvidos na magistratura estadual de 1º Grau em rondônia, comemorados ano após ano, reflete as condições de trabalho que o *Tribunal de Justiça tem oferecido aos juízes e serventuários da justiça, bem como ao investimento na qualidade dos serviços prestados ao cidadão e a medidas administrativas visando aumentar a produtividade no judiciário do Estado, na análise do Desembargador Moreira Chagas, presidente em exercício do Tribunal de Justiça.
*Porém, em relação ao ano de 2007, a expectativa é outra. “O judiciário somente terá condições de continuar nessa marcha positiva de evolução se tiver condições favoráveis. Mas se tivermos que exonerar assessores de juiz e conciliadores, por exemplo, haverá aúmulo de processos para ser julgado e sentenciado e dificilmente os números vão ser positivos como os atuais.