Eletronorte terá parceiro se vencer disputa no Madeira

Eletronorte terá parceiro se vencer disputa no Madeira

Eletronorte terá parceiro se vencer disputa no Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Eletronorte não vai construir sozinha a hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), caso vença a disputa pela usina. Em situação financeira precária, registrando prejuízos há vários anos, a estatal deverá buscar um parceiro para a obra. Pelas regras do leilão, no entanto, o sócio não poderá ser nenhum dos atuais concorrentes, privados ou estatais: Odebrecht, Camargo Correa, Andrade Gutierrez, Alusa, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Endesa, Furnas, Chesf e Eletrosul. A Folha questionou a Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobrás e a própria Eletronorte sobre a motivação para incluir uma estatal sozinha. Segundo a Folha apurou, a entrada na disputa tem como objetivos garantir que a usina venha a ser construída, caso não haja a entrega de propostas de outros concorrentes. Além da entrada da Eletronorte sozinha, outra surpresa foi a participação pequena da Camargo Corrêa apenas 0,9% no chamado Consórcio de Empresas Investimentos de Santo Antonio (Ceisa). Do grupo também participam a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), com 49%; a CPFL Energia (responde por 25,05%); e ENDESA Brasil (25,05%). Os outros consórcios já eram esperados. O Madeira Energia reúne a Odebrecht (com participação de 17,6%), Construtora Norberto Odebrecht (1%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%), Furnas Centrais Elétricas (39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP, formado pelos bancos Banif e Santander), com 20%. Já o consórcio CESB (Energia Sustentável do Brasil) tem a Suez, com 51% de participação, em parceria com a Eletrosul, que ficou com 49%. Por fim, o Consórcio Norte Energia tem a Alupar (37,5%), Indústrias Metalúrgicas Pescarmona (15%), Schahin Holding (27,5%), UTC Engenharia (10%) e Schahin Engenharia (10%). O leilão de Santo Antônio será feito no dia 10 de dezembro, em Brasília. A usina terá capacidade de 3.150 MW. Até 30% da energia gerada na usina poderá ser vendida no mercado livre, para grandes consumidores como mineradoras, indústrias e shoppings. O empreendimento deverá gerar energia a partir de dezembro de 2012, data prevista para a entrada em operação das duas primeiras unidades geradoras. *VEJA TAMBÉM: * Aneel estende prazo para interessados se inscreverem em leilão de usina no Rio Madeira * Odebrecht abre mão de acordos de exclusividade no Madeira
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS