A piscicultura no centro-sul de Rondônia consolida-se como um dos importantes ativos econômicos, turísticos e gastronômicos. Com o apoio de instituições públicas e privadas, o setor estimula o surgimento de outros projetos, a exemplo da 1ª Festa do Tambaqui, a ser realizada no próximo dia 9 de dezembro pela Associação dos Chacareiros do Setor Aeroporto (Arca), na comunidade São José Operário, bairro Bela Vista, Pimenta Bueno.
A festa será uma realização do Sebrae em Rondônia com a Arca e tem o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeitura municipal.
R20;A festa será importante para o Sebrae porque divulga o tambaqui e também torna conhecido o trabalho dos chacareiros, que em sua grande maioria produz um dos peixes nobres da regiãoR21;, diz Noelber Guaitolini Gonçalves, gestor do Projeto de Piscicultura na Região Centro-Sul de Rondônia, incluído na Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), do Sistema Sebrae.
Afora o cultivo em piscigranjas, o tambaqui - uma das espécies mais importantes da região amazônica - está ameaçado de extinção pela pesca predatória.
Para estimular ainda mais a vocação da piscicultura na região, um grupo de mulheres da Arca participam esta semana, com o apoio do Sebrae, de curso de culinária à base de peixe. O resultado de sua capacitação será degustado durante a 1ª Festa do Tambaqui. R20;Além disso, a capacitação serve para que futuramente elas tenham mais uma fonte de renda, manuseando corretamente a carne de peixe, criando novas receitasR21;, explica Guaitolini Gonçalves.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Frejat se apresenta na sexta-feira em Porto Velho no Fórum pela Paz
*
Cantor e instrumentista representa Rondônia no projeto "Acorde Brasileiro"