Solenidade nesta quinta-feira implanta o Programa Saúde da Família no Posto Ernandes Índio
*O prefeito Roberto Sobrinho preside nesta quinta-feira (27) a solenidade de implantação do Programa Saúde da Família (PSF) no posto Ernandes Índio, localizado na esquina das avenidas Vieira Caúla e Mamoré. O posto, que atuava como unidade básica de saúde, foi transformado em Unidade de Saúde da Família, com seis equipes compostas por médicos, enfermeiras, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, trabalhando em dois turnos, cada um com três médicos, três dentistas, três enfermeiras e pessoal de apoio.
*O atendimento será prestado por meio de agendamento, e de casa em casa, a todos os moradores da micro-região que abrange os bairros Escola de Polícia, Teixeirão, Planalto Cuniã e Igarapé. Breve entrará em funcionamento o laboratório da unidade para exames de urina, fezes e sangue. Também estarão à disposição da população, o teste do pezinho, o diagnóstico de malária e todas as vacinas.
*O que é o PSF
*O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
*A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.
*Diante dos ótimos resultados já alcançados, o Ministério da Saúde está estimulando a ampliação do número de equipes de Saúde da Família no Brasil. E, para isso, é fundamental a mobilização das comunidades e dos prefeitos, pois só por intermédio deles as portas dos municípios se abrirão para a saúde entrar.