“Não podemos descuidar. Não podemos relaxar. Temos que estar unidos e fazer o trabalho com seriedade em todas as regiões dos 52 municípios. Só assim vamos manter o status de livres da febre aftosa e garantir a abertura de mercado para a nossa carne, valorizando o nosso produto”, com essa frase o governador Ivo Cassol declarou a aberta mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa, em solenidade que aconteceu no último sábado, no Balneário Refúgio Ecológico do município de Alta Floresta.
Participaram do evento o senador Expedito Júnior, o deputado federal Moreira Mendes, o deputado estadual Luiz Cláudio, o prefeito de Alta Floresta Vantuir do Posto; o presidente do Idaron, Lorival Amorim, o chefe da Casa Civil, Joarez Jardim, o presidente do Fefa, José Vidal, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, representantes do Ministério da Agricultura, prefeitos de municípios da região e produtores.
Ivo Cassol convocou a todos os criadores para se integrarem na 23ª Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, e disse acreditar em mais um sucesso da campanha. “Os produtores estão conscientes de seu papel fundamental nesse processo e não vão deixar de vacinar o rebanho, o que causaria um prejuízo enorme ao Estado, gerando desemprego e outros problemas para a nossa economia, que hoje é tão dependente do setor agropecuário”, completou Cassol.
Atualmente, Rondônia destaca-se como o 8º no ranking nacional, com 11,5 milhões de cabeça de gado, com maior concentração na região Centro-Sul. O Estado é o 5º maior exportador de carne do país, o que corresponde a 45% do total das exportações de Rondônia.
A meta da Idaron é atingir os 100% do rebanho, considerando que nas últimas campanhas realizadas (são duas por ano), os índices de vacinação se aproximam de 100%, o que rendeu elogios ao Estado da missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), referência internacional em sanidade animal. Segundo a Agência Idaron, 74% das mais de 90 mil propriedades possuem até 100 cabeças de gado, o que representa uma força muito grande para os pequenos produtores.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Governo anuncia investimentos de 8 milhões para Polícia Militar
*
Governo define limitação a construtores no Madeira