Entre os anos de 1981 e 1985 a Secretaria de Educação e Cultura publicou o Calendário Cultural e às páginas 117/118 encontramos o seguinte texto: Município de Porto Velho – Origem.
Data do princípio do século XX (1907), o núcleo que deu origem à atual cidade de Porto Velho núcleo este que teve inicio no acampamento de serviços da construtora americana “May, Jekyll Randolph & Co.”, responsável pela construção da EFMM, que localizou-se a 7 km da Vila de Santo Antônio em virtude das dificuldades de transpor a cachoeira.
A origem do nome “Porto Velho” estaria ligada a duas versões: a primeira derivada da denominação “Porto do Velho” e a segunda de “Ponto Velho”.
A primeira versão conta que a pouca distância, ou seja, a 8 km das terras ocupadas pela Madeira-Mamoré, havia um local denominado “Boca do Igarapé da Samaúma”, isto porque no passado não muito remoto existiram duas grandes Sumaumeiras que serviam de marco de um porto. Residia neste local um velho agricultor conhecido como “Velho Pimentel” e onde por ocasião da baixa das águas, devido as dificuldades de atracação das embarcações no porto de Santo Antônio, causadas pelo aparecimento de praias, os ingleses(¹) responsáveis pela construção da EFMM preferiam atracar, sendo chamado por eles o “Porto do Velho”.
Com o passar do tempo, por aglutinação a denominação “Porto do Velho” passou a “Porto Velho”.
A segunda versão, O “Ponto Velho”, segundo antigos moradores da região, seria de um antigo ponto de caça (barreiro Central das Antas) onde se praticava a caça de maior porte. Ao rarear a caça pela margem, foram os caçadores forçados a penetrar na mata e subir os igarapés. Temendo o risco de encontrarem os índios (existentes em toda região) passaram a marcar encontro nesta baixada, como ponto inicial de suas caçadas, local onde mais tarde foi construído o Clube Internacional, próximo ao atual Clube Ferroviário, referindo-se a ele como o “Ponto Velho”, isto é, o antigo local das caçadas.
NR – (¹) Os responsáveis pela construção da Ferrovia foram os americanos e não os ingleses.
O HINO DO MUNICÍPIO
Letra e Música de Claudio Feitosa
No Eldorado uma estrela brilha
em meio à natureza, imortal;
Porto Velho, cidade e município,
orgulho da Amazônia ocidental,
são os seus raios estradas perenes
onde transitam em várias direções
o progresso do solo de Rondônia
e o alento de outras regiões.
Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
pela forja dos bravos pioneiros,
imbuídos de coragem e de fé.
És a cabeça do estado vibrante:
És o instrumento que energia gera
para a faina dos novos operários,
os arquitetos de uma nova era.
No Eldorado uma gema brilha
em meio à natureza imortal:
Porto Velho, cidade município,
orgulho da Amazônia ocidental.