Pesquisa CNI/Ibope vai ouvir mais de dois mil eleitores sobre sucessão presidencial
*O grupo Ibope registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pesquisa nacional de intenção de voto para a Presidência da República nas eleições deste ano, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Serão ouvidas 2.002 pessoas em todo o país entre os dias 28 de julho e 1º de agosto. A pesquisa tem custo estimado de R$ 130 mil.
*O Ibope quer saber em que candidato o eleitor votaria "com certeza", "poderia votar", "não votaria de jeito nenhum" e "não conhece o suficiente para opinar". Também serão pesquisadas as ações que a população considera necessárias ao país e as características consideradas essenciais ao presidente da República. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro máximo de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
*No documento protocolado no TSE, o instituto informa que foram sorteados pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) tanto os municípios a serem pesquisados, como os setores em cada município. Já os entrevistados foram selecionados por meio de variáveis significativas como sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e posição na ocupação, de acordo com o perfil do eleitorado.
*O registro de pesquisas na Justiça Eleitoral é exigido pelo artigo 33 da Lei 9.504/97 e deve ser feito até cinco dias antes da veiculação dos resultados. Caso não seja cumprida, a lei impõe aos infratores multas que variam de 50 mil a 100 mil Ufir. Eventuais fraudes acarretam, além da multa, detenção de seis a 12 meses.