*O Sinjor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia) está chamando os associados para uma assembléia geral extraordinária no dia 19 de julho (próxima terça-feira) para deliberar sobre a adesão ao Plano de Previdência Petros, já aprovado pelo Conselho de Representantes dos Sindicatos junto à Federação Nacional do Sindicatos de Jornalistas (Fenaj).
*O Plano de Previdência Petrus foi aprovado pelo Conselho de Representantes dos Sindicatos junto à Fenaj no dia 11 de junho, sendo denominado de Fenaj-Prev (plano de previdência complementar dos jornalistas) e para ser posto em prática precisa ser aprovado em assembléias nos estados. O regulamento do Plano está à disposição, para conhecimento dos associados do Sinjor, na sede do sindicato.
*A discussão sobre a previdência complementar teve início em 2003. Em 2004, a Fenaj convidou 14 instituições para participarem. Das propostas apresentadas, a da Petros foi considerada a mais adequada para os jornalistas.
*Para aderir ao plano é necessário que o interessado seja sindicalizado e que o seu sindicato tenha aprovado o Plano em assembléia geral, o que o Sinjor estará fazendo na próxima terça-feira. O tempo de sindicalização mínima exigido ainda não está definido. O custo mensal é variável, dependendo da idade e do valor que se queira receber quando da aposentadoria. O valor mínimo de contribuição, também está em discussão, devendo ficar em torno de R$ 50 mensais.
*Enjac Nacional ? O Sinjor está convocando os associados para outra assembléia geral, no dia 26 de julho, quando serão eleitos os delegados que vão representar a entidade no Enjac Nacional 2005, que será realizado de 22 a 24 de setembro, no Rio de Janeiro. Da programação do Enjac consta a discussão dos seguintes temas: "O novo mercado de comunicação no Brasil com a participação das empresas estrangeiras", "Saúde dos jornalistas", "Fomação de preço no mercado de assessoria de comunicação", "O ensino da assessoria de comunicação nas universidades brasileiras", " Jornalistas e RPs, quem é quem no dia-a-dia?", "Organização sindical das assessorias de comunicação - Revisão do manual de assessoria" e "Como as assessorias devem atuar para conquistar espaço na mídia das capitais e interior".