*A Polícia Federal apreendeu na madrugada de ontem, no Aeroporto Internacional de Boa Vista, quase dez quilos de pó de heroína. A droga estava com o peruano Jesus Antonio Martinez Rojas, 35, preso quando tentava embarcar no vôo da Gol com destino a São Paulo (SP), onde entregaria a droga a outro comparsa e receberia dois mil dólares como pagamento pelo transporte.
*A droga estava acondicionada no forro de várias peças de roupas dentro de uma bolsa de viagem. A prisão do traficante ocorreu por volta das 0h30 durante uma investigação de rotina desenvolvida por agentes da Polícia Federal no aeroporto.
*Os policiais desconfiaram da atitude suspeita do acusado e, ao ser abordado, demonstrou nervosismo, o que reforçou mais ainda a suspeita de se tratar de um traficante. Um outro fator que chamou a atenção dos policiais foi o peso da bolsa que Jesus carregava. Quando pegaram a bolsa notaram que o peso não condizia com o declarado pelo acusado e, então, o levaram para a Delegacia para que fosse feita uma revista mais minuciosa.
*Ao abrir um dos blusões tipo jaqueta que estavam na bolsa, foi encontrada uma substância branca entre as costuras do tecido e, quando realizado um teste químico, o produto apresentou a cor violeta, que é característica da Heroína.
*De acordo com o superintendente da Polícia Federal, Cláudio Lima de Souza, o teste foi repetido outras vezes e apresentou o mesmo resultado, o que não deixou dúvida de que se tratava mesmo da droga. Ele informou que a heroína é uma das drogas mais caras. Os policiais abriram outras peças de roupas num total de 16 calças e 4 jaquetas, onde encontraram a substância, que depois de pesada chegou ao total de quase 10 quilos.
*Durante interrogatório, Jesus Rojas assumiu que estava fazendo o transporte da droga, mas não delatou quem o contratou. Ele informou que havia chegado no vôo anterior vindo do México, passou na cidade de Santiago, no Chile, e veio para Boa Vista onde recebeu a droga de venezuelano do qual não sabia o nome nem deu outra referência. Daqui seguiria para São Paulo para entregar a encomenda.
*Depois de receber o pagamento seguiria para Santiago e depois México. Depois não falou mais nada para os policiais, adotando uma prática que é repetida por cada traficante preso nestas condições, de não delatar seu contratante, sob pena de ser morto.
*Apesar de acreditar que a história contada por Jesus é fantasiosa, o superintendente da PF informou que os policiais estão realizando diligências para tentar localizar o venezuelano ou algum outro membro do esquema que ainda possa estar na cidade.
*Jesus Rojas foi autuado pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes e ontem pela manhã foi recolhido a uma cela da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
*SEGUNDA APREENSÃO - Essa é a segunda apreensão de heroína feita pela Polícia Federal só este ano, o que reforça mais ainda que o Estado de Roraima é rota do tráfico internacional de entorpecentes. O primeiro caso se deu no dia 21 de janeiro, quando foram apreendidos pouco mais de dez quilos dentro de uma peça de trator em um veículo que vinha da Venezuela.
*Conforme informação da polícia, o quilo da droga vendida na Europa está avaliado em US$ 100 mil, que equivale na cotação de hoje mais de R$ 200 mil.